Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Recebimento de doações
Início do conteúdo da página

Recebimento de doações de material bibliográfico

Escrito por Gestão do Sistema de Bibliotecas IFSul | Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2021, 15h39 | Última atualização em Sexta, 19 de Agosto de 2022, 10h40

 O recebimento de doações de material bibliográfico para as bibliotecas do SiBIFSul é facultada a toda comunidade interna e externa. Todo material oferecido ao Sistema de Bibliotecas é previamente analisado de acordo com as políticas locais adotadas, visando o crescimento qualitativo e quantitativo do acervo das bibliotecas, para que tenhamos um acervo atual, relevante e dinâmico.

 Alguns materiais não são passíveis de recebimento, sendo eles:

● Fotocópias de materiais bibliográficos e outras formas de reprodução não autorizadas, tendo em vista o Art. 29 da Lei de Direito Autoral, Lei n° 9.610 de 19 de fevereiro de 1998;

● Apostilas ou obras de finalidade comercial;

● Materiais riscados, infectados e/ou danificados

● Materiais em formatos obsoletos, tais como fitas de vídeo, disquetes, etc., e para os quais as bibliotecas não possuam equipamentos adequados para acesso ao conteúdo;

● Materiais desatualizados;

● Material didático; 

● Periódicos disponíveis on-line e/ou no Portal da Capes;

● Materiais que a biblioteca já possua edições mais novas, em número suficiente, a menos que venha completar a coleção;

● Demais materiais que não se identificam com os objetivos da biblioteca.

 

O SiBI agradece a oferta desse material, mas sugere que seja destinado às inúmeras bibliotecas públicas e comunitárias, ou ainda ao Banco de Livros que possui vários pontos de coleta.



Procedimentos para doações

Todas as doações devem ser formalizadas por meio da assinatura de um termo de doação e da apresentação de listagem dos itens que estiverem sendo doados;

Nas doações com um número expressivo de itens, deve-se encaminhar antecipadamente uma relação das obras a serem doadas à biblioteca via e-mail ou presencialmente (confira o contato das bibliotecas). O  servidor responsável pela avaliação procederá a análise dos títulos e entrará em contato confirmando o interesse ou não nas obras listadas. Após o contato, o doador deverá entregar às obras selecionadas na Biblioteca, durante seu horário de atendimento.

 Os materiais a serem doados devem ser acondicionados em caixas em boas condições de uso (para que não haja a migração de fungos, insetos ou quaisquer animais para o ambiente do acervo).

 Os materiais recebidos como doação, sem solicitação antecipada, são submetidos a critérios de seleção. O servidor responsável fará o procedimento de pesquisa e avaliação da doação. O material doado poderá ser ou não incorporado, mediante as normas internas estabelecidas para recebimento de doações. Caberá à biblioteca a decisão de incorporar este material ao acervo, repassá-lo para outras instituições, ou descartá-lo.

 

Critérios para recebimento de doação

● Relevância para a comunidade atendida e aos cursos ofertados;  

● Condição física da obra;

● Atualidade da obra;

● Exemplares que supram falhas de coleção ou exemplares extraviados;

● Inexistência da obra na biblioteca ou necessidade de duplicação em função do uso;

● Importância do autor;

● Autoridade do editor;

● Idioma;

● Entre outros.

 

Doações de livros em substituição dos valores de multas serão aceitos obedecendo a uma relação de títulos, elaborada pelas bibliotecas, com obras já selecionadas conforme demanda prevista por relatórios de reservas, sugestões de usuários, etc. Maiores informações em Pagamento de Multa.

 

Relação de materiais bibliográficos recebidos em doação

Visando dar publicidade as doações recebidas pelas Bibliotecas do IFSul é atualizada nos links abaixo, mensalmente, os materiais bibliográficos recebidos em doação por cada biblioteca.

Biblioteca - Câmpus Bagé
Biblioteca - Câmpus Camaquã
Biblioteca - Câmpus Charqueadas
Biblioteca - Câmpus Gravataí
Biblioteca - Câmpus Jaguarão
Biblioteca - Câmpus Lajeado
Biblioteca - Câmpus Novo Hamburgo
Biblioteca - Câmpus Passo Fundo
Biblioteca - Câmpus Pelotas
Biblioteca - Câmpus Pelotas – Cavg
Biblioteca - Câmpus Santana Do Livramento
Biblioteca - Câmpus Sapiranga
Biblioteca - Câmpus Sapucaia Do Sul
Biblioteca - Câmpus Venâncio Aires

 


registrado em:
Fim do conteúdo da página