Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Sobre o SIBIFSul
Início do conteúdo da página

Sistema de Bibliotecas do IFSul

Escrito por Gestão do Sistema de Bibliotecas IFSul | Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2021, 14h49 | Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2023, 15h45

O Sistema de Bibliotecas do IFSul  (SiBIFSul) é um órgão suplementar vinculado à Pró-reitoria de Ensino, sendo uma representação sistêmica junto a instâncias superiores e seus pares. 

O SiBIFSul foi instituído através do Regulamento das Bibliotecas do IFSul por meio da Resolução 52/2015, tendo seu regimento aprovado em 2018, através da Resolução 137/2018. O SiBIFSul tem por finalidade a construção de mecanismos de cooperação entre as bibliotecas, compartilhamento de produtos e serviços, padronização de normas e rotinas comuns.  

As Bibliotecas integrantes do SiBIFSul regem-se pelo Regimento Geral do IFSul, ao Regimento Interno dos câmpus, ao Regimento do SiBIFSul, ao Regulamento das Bibliotecas do IFSul, e pelas demais normas da Instituição, em observância à unidade patrimonial, administrativa, organizacional e com vistas à plena utilização de recursos humanos e materiais.

A gestão do SiBI é itinerante e exercida por um(a) bibliotecário(a), indicado(a) pelo(a) Reitor(a). 

Gestão 2022-2023: Vanessa Levati Biff - CRB 10/2454 (Portaria nº 575/2022) 

Gestão 2020-2021: Emerson da Rosa Rodrigues - CRB 10/2100  (Portaria Nº 3514/2019)

 

Eleição SIBIFSUL - Gestão 2022-2024 

A Comissão eleitoral (COE) do SIBIFSul, escolhida em reunião do Conselho de Representantes das Bibliotecas (COREB), em 10 de fevereiro de 2022, torna público a documentação que rege a eleição para o cargo de Gestor para a gestão 2022-2024. Todos os documentos estão disponíveis neste link.

 

 

Conselho de Representantes de Bibliotecas – COREB

O COREB é um órgão colegiado, consultivo e de assessoramento, composto pelo bibliotecário Gestor do SiBIFSul e um representante de cada biblioteca, devendo este ser um servidor ligado à Biblioteca de seu respectivo câmpus. 

O COREB se reúne ordinária ou extraordinariamente com a presença de seus membros. Cada membro tem direito a um voto, porém, os assuntos que requeiram conhecimento técnico da área de biblioteconomia são tratados/votados exclusivamente por bibliotecários conforme lei 4.084 de 30 de junho de 1962, artigo 6.

Lista dos representantes

 

Grupos de Trabalho 

Os Grupos de Trabalho (GTs)  são criados pelo COREB de acordo com as necessidades das bibliotecas. Os Gts têm por finalidade desenvolver estudos e trabalhos referentes a temas específicos visando subsidiar tecnicamente as tomadas de decisões que referendem a implantação e melhoria de serviços e produtos no âmbito do SiBIFSul. 

Os GTs são compostos por servidores das bibliotecas e convidados especialistas, caso seja conveniente. Os Gts são coordenados por um de seus membros, eleito pelo grupo. 

Os GTs que requeiram conhecimento técnico da área de biblioteconomia serão compostos exclusivamente por bibliotecários, conforme lei 4.084 de 30 de junho de 1962, artigo 6.


Relação dos Grupos de trabalhos

 

 


 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página