Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Produtos e Serviços
Início do conteúdo da página

Produtos e Serviços

Escrito por Gestão do Sistema de Bibliotecas IFSul | Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2021, 15h30 | Última atualização em Terça, 23 de Mai de 2023, 12h12

 

CONSULTA AO ACERVO  

O Pergamum, sistema de gerenciamento do acervo bibliográfico, disponibiliza a consulta aos acervos das bibliotecas integrantes do SiBIFSul. Os acervos são abertos ao público em geral para consulta e pesquisa. Acesse o catálogo online: http://biblioteca.ifsul.edu.br/

 

EMPRÉSTIMO DOMICILIAR 

O empréstimo domiciliar de materiais constantes nos acervos das bibliotecas do SiBI é efetuado conforme o tipo de usuário, tipo de material, quantidade, e de acordo com os prazos estabelecidos em cada biblioteca. Confira neste link. Para empréstimo é obrigatório que o usuário apresente documento de identificação institucional ou documento oficial de identidade com foto.

 

RENOVAÇÃO 

A renovação poderá ser efetuada via Meu Pergamum, desde que não haja reserva ou esteja em atraso. O material pode ser renovado por até 5 (cinco) vezes, sendo de inteira responsabilidade do usuário a efetivação desta operação. 

 

RESERVA  

A reserva de materiais poderá ser solicitada através do Sistema Pergamum, pelos usuários devidamente habilitados. A reserva só poderá ser solicitada quando todos os exemplares da obra estiverem emprestados, com exceção do exemplar de consulta local. O material reservado ficará à disposição do usuário por 24h. Transcorrido este prazo, passará para o próximo usuário da fila ou retornará para o acervo. O usuário poderá verificar a chegada do material reservado através do Meu Pergamum. 

 

EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS

Empréstimo realizado entre as bibliotecas do SiBIFSul. Oferecido à comunidade acadêmica, o EEB consiste no serviço de obtenção e fornecimento de material bibliográfico entre Bibliotecas que não dispõem de determinadas obras em seu acervo. Serão permitidas até 2 (duas) solicitações de empréstimo entre bibliotecas por usuário. Usuários do câmpus Pelotas e CAVG devem realizar a solicitação, retirada e a devolução de materiais bibliográficos presencialmente nas referidas bibliotecas. O usuário tem prazo de 48 horas após ser comunicado pela biblioteca para retirar a obra solicitada. Não retirando nesse prazo, a obra retorna à biblioteca de origem, e o usuário fica impossibilitado de utilizar este serviço pelo prazo de 30 (trinta) dias.

 

ATENDIMENTO INDIVIDUAL ESPECIALIZADO

Oferecida à comunidade acadêmica o agendamento de atendimento individual, a fim de sanar dúvidas pontuais dos usuários referentes ao uso das bases de dados ou a forma de realização de pesquisas, formatação de trabalhos acadêmicos (apresentação, citação, referência). O serviço é oferecido mediante agendamento prévio via e-mail para a biblioteca em que possui vínculo ou presencialmente. Confira os contatos das bibliotecas.

 

ORIENTAÇÃO À NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Oferecida à comunidade acadêmica a orientação para a normalização dos trabalhos acadêmicos e auxílio na elaboração de referências de acordo com as normas da ABNT, bem como disponibiliza outras fontes onde o usuário poderá consultar. O serviço é oferecido mediante agendamento prévio via e-mail para a biblioteca em que possui vínculo ou presencialmente. Confira os contatos das bibliotecas.

 

CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS  

Oferecida à comunidade acadêmica para a utilização adequada e eficiente das bases de dados e acervos digitais disponibilizados pelo SiBI, tais como: Portal de Periódicos da Capes, Biblioteca Virtual Pearson, assim como outros recursos disponíveis no Sistema Pergamum (pesquisa, reservas e renovações). O serviço é oferecido mediante agendamento prévio via e-mail para a biblioteca em que possui vínculo ou presencialmente. Confira os contatos das bibliotecas.

 

FICHA CATALOGRÁFICA 

O serviço de elaboração de ficha catalográfica é destinado às publicações institucionais de servidores, e as teses e dissertações produzidas no IFSul. O usuário deverá preencher o formulário de solicitação de elaboração de ficha catalográfica e enviar para o e-mail para a biblioteca em que possui vínculo (confira os contatos das bibliotecas). O prazo do envio da ficha catalográfica é de dois dias úteis a partir da data de confirmação do recebimento da solicitação.

 

SOLICITAÇÃO PARA AQUISIÇÃO DE LIVROS 

A solicitação para aquisição de livros pode ser feita a qualquer momento pela comunidade acadêmica, porém a compra deve obedecer aos critérios de adequação do acervo, necessidades da biblioteca e período de compra de material feita pela instituição. As solicitações podem ser feitas através do link “Sugestões para Aquisição” no Catálogo online da Biblioteca, ou por e-mail para a biblioteca em que possui vínculo. (confira os contatos das bibliotecas). Antes de sugerir a aquisição de algum material informacional, é imprescindível a consulta ao catálogo online, para certificar-se de que a biblioteca não possui o título e/ou o número de exemplares suficientes

 

DECLARAÇÃO DE NADA CONSTA (CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS)  

Documento emitido pelas bibliotecas, atestando que o usuário não possui pendências em seu cadastro. O usuário pode solicitar o Nada Consta, pessoalmente, na biblioteca em que possui vínculo ou gerar pelo Meu Pergamum, caso não existam pendências. O sistema permite o download do documento que pode ser impresso e salvo. 

 

BOLETINS INFORMATIVOS

Publicações periódicas das bibliotecas contendo informes e listagem de novos materiais incorporados ao acervo por meio de doação, compra e permuta.

 

VISITAS ORIENTADAS

 Acompanhamento de visitas por um servidor da biblioteca para divulgar os espaços disponíveis e os serviços prestados. Agendamentos devem ser feitos diretamente nas bibliotecas em datas pré-agendadas.

 

ACESSO À INTERNET E COMPUTADORES

Acesso à internet para uso na realização de pesquisas acadêmicas e/ou consulta ao catálogo on-line. Verifique a disponibilidade do serviço diretamente nas bibliotecas.

 

ACESSO AO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES 

Acervo digital que conta com mais de 37 mil títulos de periódicos científicos com texto completo, bases referenciais, bases de patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência. O Portal disponibiliza conteúdo científico de acesso livre e de acesso restrito. Para ter o acesso ao conteúdo restrito, consulte o passo-a-passo disponível em Tutoriais.


BIBLIOTECA VIRTUAL PEARSON

Acervo digital que pode ser acessado através da busca integrada no Catálogo online ou na própria plataforma Biblioteca Virtual Pearson. O cadastro deve ser realizado conforme o tutorial disponível em Tutoriais.

Para melhor utilização das funcionalidades da plataforma e do acervo, o usuário pode obter ajuda através do Manual de uso da BVU.


registrado em:
Fim do conteúdo da página