Você está aqui: Página inicial

Confira abaixo um resumo com as principais informações sobre o processo seletivo para cursos técnicos

>> Informações importantes sobre as inscrições

>> Processo de seleção

>> Integrado, concomitante ou subsequente: entenda os tipos de cursos

>> Cursos ofertados neste Vestibular

>> Editais do Vestibular

>> Acessibilidade: editais em Libras

📣 Informações importantes sobre as inscrições

As inscrições para o Vestibular do IFSul para os cursos técnicos são gratuitas e devem ser realizadas pelo formulário disponível no Portal do Candidato. Neste endereço, você precisa realizar primeiro o seu cadastro e, em seguida, efetivar a sua inscrição no curso desejado. E lembre-se: é permitida apenas uma inscrição por pessoa.

O prazo de inscrições vai até o dia 19 de maio, às 16h

🔸 Atenção para os documentos

Para fazer a sua inscrição, você precisa ter CPF e documento de identidade próprios, pois não é permitido se inscrever com documentação de outra pessoa. Confira mais algumas informações importantes sobre os documentos permitidos para inscrição:

• O documento de identidade deve ser próprio e estar dentro do prazo de validade

• A identidade deve possuir uma foto que permita a identificação da/o candidata/o, além de estar em bom estado de conservação, sem rasuras ou adulterações

• No documento de identidade não pode estar escrito “não alfabetizado”

🔸 São documentos aceitos na inscrição:

• Carteira ou Cédula de Identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública e pela Secretaria da Justiça e da Segurança dos Estados, pelas Forças Armadas ou pelas Polícias Militares

• Carteira Nacional de Habilitação (expedida a partir da Lei n°. 9.503 de 01/07/1997)

• Passaporte

• Carteira expedida por Ordens ou Conselhos criados por lei federal e controladores do exercício profissional, desde que contenha fotografia e número do documento de identificação que lhe deu origem

• Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) expedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, desde que contenha fotografia e número de identificação que lhe deu origem

🔸 Importante: confira a homologação das inscrições

Após o período de inscrições, não se esqueça de conferir, até o dia 23 de maio, as listas de inscrições homologadas (confirmadas) no site do Processo Seletivo. Caso seu nome esteja na lista, tudo certo, sua inscrição está confirmada! Caso você não encontre seu nome na lista e tenha concluído a sua inscrição corretamente, você deverá contatar, até o dia 24 de maio, o Departamento de Seleção, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

📣 Processo de seleção

A seleção para os cursos técnicos ofertados neste Vestibular será por meio de prova de conhecimentos ou sorteio, dependendo da forma do curso e do câmpus.

A prova de conhecimentos para os cursos com este tipo de seleção será realizada no dia 4 de junho, na cidade do câmpus para o qual o candidato se inscreveu. Já o sorteio para os cursos com este tipo de seleção será realizado no dia 25 de maio, por meio do Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFSul, com transmissão ao vivo pelo canal IFSul Transmissões.

Confira nos editais a forma de seleção utilizada para o curso de seu interesse.

📣 Integrado, concomitante ou subsequente: entenda os tipos de cursos

O Vestibular IFSul 2023/2 é para provimento de vagas em cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao ensino médio. Entenda as características e requisitos de cada tipo de curso:

👉 Integrado: nessa modalidade o curso técnico e o ensino médio são realizados ao mesmo tempo, de forma integrada, no IFSul. Para fazer um curso técnico integrado é preciso ter comprovante de conclusão do ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula.

👉 Concomitante: na forma concomitante, a/o estudante obtém a formação técnica no IFSul. Quem ainda não concluiu o ensino médio, precisará cursá-lo ao mesmo tempo em uma outra escola. Para se matricular nesses cursos é preciso ter concluído, pelo menos, a primeira série do ensino médio.

👉 Subsequente: já os cursos ofertados na forma subsequente são voltados a quem já concluiu o ensino médio. Para se candidatar a uma vaga nessa modalidade, a/o estudante precisa ter o certificado de conclusão do ensino médio, ou equivalente, até a data da matrícula.

📣 Cursos ofertados neste Vestibular

Confira os cursos ofertados, escolaridade exigida e forma de seleção:

📌 CÂMPUS BAGÉ

🔸 Curso técnico integrado ao ensino médio - Requisito: Ensino Fundamental completo | Seleção: prova de conhecimentos

➡ Informática

📌 CÂMPUS CAMAQUÃ

🔸 Curso técnico na forma subsequente - Requisito: Ensino Médio completo | Seleção: sorteio

📌 CÂMPUS PASSO FUNDO

🔸 Cursos técnicos na forma subsequente - Requisito: Ensino Médio completo | Seleção: sorteio

➡ Manutenção e Suporte em Informática

📌 CÂMPUS PELOTAS

🔸 Cursos técnicos integrados ao ensino médio - Requisito: Ensino Fundamental completo | Seleção: prova de conhecimentos

➡ Design Gráfico

➡ Design de Interiores

➡ Eletrônica

➡ Química

➡ Eletromecânica

🔸 Cursos técnicos na forma concomitante - Requisito: Ensino Médio completo ou a primeira série do Ensino Médio concluída | Seleção: prova de conhecimentos

➡ Eletrônica

➡ Mecânica

🔸 Cursos técnicos subsequentes - Requisito: Ensino Médio completo | Seleção: prova de conhecimentos

➡ Química

➡ Telecomunicações

📌 CÂMPUS SANTANA DO LIVRAMENTO

➡ Sistemas de Energia Renovável

➡ Gastronomia (UTU Uruguai)

📌 CÂMPUS VENÂNCIO AIRES

➡ Refrigeração e climatização

IMPORTANTE: As informações completas sobre a seleção estão disponíveis nos editais do Vestibular - em processoseletivo.ifsul.edu.br - e devem ser lidos com atenção pelos candidatos no momento da inscrição.

registrado em: ,