Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Núcleos
Início do conteúdo da página

Grupos de Trabalho dos Núcleos

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social | Publicado: Quinta, 22 de Dezembro de 2022, 14h46 | Última atualização em Segunda, 08 de Mai de 2023, 14h48

O Departamento de Educação Inclusiva (DEPEI) da Pró reitoria de Ensino do IFSul busca contribuir na formulação de políticas e propostas de estratégias a serem adotadas pela instituição, que assegurem e democratizem o acesso, a permanência e o êxito de estudantes e servidores de forma equânime. Neste contexto ocorre a interface do DEPEI com os seguintes Núcleos: Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDS), criados desde 2012 e atualmente constituídos em todos os 14 câmpus do IFSul. 

Em 2020, devido ao contexto pandêmico e a necessidade de maior articulação entre estes núcleos e o DEPEI, foi proposto pelo Departamento a criação de Grupos de Trabalho. Para cada núcleo (NAPNE, NEABI e NUGEDS) foi constituído  um GT  composto por seus respectivos coordenadores de cada um dos 14 câmpus do IFSul.

Os três GTs se configuram como espaços coletivos e deliberativos de proposituras de ações, tendo por finalidade realizar estudos, pesquisas, formações, além de acompanhar as políticas de inclusão e ações afirmativas, a partir das suas especificidades.

As reuniões ocorrem em ambiente virtual, com encontros quinzenais e a partir desta dinâmica é possível promover o sentido de pertencimento de todos envolvidos, perceber as singularidades de cada câmpus, tornando-se partícipes desse processo  de luta pelos direitos humanos, aspectos  de extrema relevância para melhor definição coletiva das metas institucionais.

 

Ações dos GTs em destaque

O GT do NAPNE  promove desde 2020 o Diálogos  sobre inclusão na educação profissional: experiências e perspectivas uma ação permanente em edições anuais, tendo por objetivo de promover espaço de reflexões, de diálogos, formações, troca de experiências, acerca da educação inclusiva frente aos desafios e necessidades decorrentes da Política de Inclusão e Acessibilidade do IFSUL, do Estatuto da Pessoa com Deficiência e demais documentos legais, que buscam tornar o sistema educativo acessível a todos.

O GT do NEABI propôs o I Fórum dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFSul, numa perspectiva de edições anuais, com a finalidade de alcançar a comunidade interna e externa ao IFSul, propiciando o engajamento em ações afirmativas e garantia de direitos humanos por uma educação mais inclusiva, equitativa e antirracista.

O GT do NUGEDS realiza anualmente, desde o ano de 2021 o Conexões NUGEDS: em conversas (des)construtivas, com a finalidade de promover lives mensais, abertas à comunidade, voltadas ao debate e à reflexão sobre educação e diversidade sexual, trabalhando temas de extrema relevância destacando a educação como fator de transformação social.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página