Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Dois professores do IFSul participam da criação de repositório nacional de objetos educacionais
educação

A plataforma, disponível como protótipo, já possui mais de 500 materiais cadastrados

• Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2016, 10h57
  • Última atualização em Sexta, 25 de Novembro de 2016, 11h00

Um projeto de abrangência nacional e planejado para atender a demandas de todos os institutos federais do país contou com a participação de dois professores do IFSul. O ProEdu, um repositório de objetos educacionais para os institutos federais, foi apresentado nesta semana em reunião dos coordenadores da Rede e-Tec, na Secretaria de Educação do Distrito Federal, em Brasília. Atualmente, a plataforma já está disponível como protótipo e possui mais de 500 materiais cadastrados.

A ideia de viabilizar um repositório desse gênero para a Rede Federal de educação profissional e tecnológica, segundo o coordenador do projeto e professor do câmpus Pelotas-Visconde da Graça, Raymundo Machado, já era uma demanda antiga dos institutos. De acordo com ele, a Rede e-Tec, que congrega os cursos a distância de educação profissional e tecnológica, completa dez anos em 2017, e muitos materiais foram produzidos nesse período, mas não tinham onde ser compilados.

“Temos características ímpares, então pensamos esse repositório para que seja possível, por exemplo, cadastrar objetos educacionais com vinculação a eixos tecnológicos, em diferentes tipos de mídias e dentro de um catálogo de cursos que é específico dos institutos” - Raymundo Machado, coordenador do projeto

Identificada essa necessidade, o professor conta que, em outubro de 2015, o Ministério da Educação (MEC) convidou a equipe do projeto a desenvolver um protótipo de repositório que atendesse às necessidades da Rede Federal. Raymundo comenta que, embora existam muitos repositórios disponíveis em universidades e até mesmo vinculados ao MEC, nenhum deles possuía as funcionalidades necessárias a atender as características específicas dos institutos. “Temos características ímpares, então pensamos esse repositório para que seja possível, por exemplo, cadastrar objetos educacionais com vinculação a eixos tecnológicos, em diferentes tipos de mídias e dentro de um catálogo de cursos que é específico dos institutos”, destaca o professor.

Na fase atual do projeto, os interessados podem consultar e acessar os materiais disponibilizados no sistema, que já conta com diferentes objetos educacionais, como cadernos temáticos, mídias interativas, vídeos, livros e exercícios. Na próxima fase, prevista para ser liberada ainda no primeiro semestre de 2017, os usuários também poderão cadastrar objetos na plataforma. Para a liberação do cadastramento, Raymundo ressalta que está em discussão a definição das políticas de uso do repositório para esse fim, além da migração do banco de dados para as bases da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Outro diferencial do repositório, conforme o professor, é de que todos os materiais cadastrados serão validados em acessibilidade, em rigor técnico-científico e em design instrucional.

Também participou da equipe o professor do câmpus Pelotas Luis Otoni Meireles Ribeiro. Além do IFSul, o ProEdu é a culminância de uma parceria entre o IFCE, IFRN e UFSC.

Assunto(s): repositório , e-tec , cavg , pelotas