Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > VESTIBULAR IFSUL: 11 dicas para a RETA FINAL de preparação para a prova
Início do conteúdo da página
#PREPARA

VESTIBULAR IFSUL: 11 dicas para a RETA FINAL de preparação para a prova

Conversamos com uma psicóloga do IFSul para te contar direitinho como se preparar para a prova. #Bora ler? \o/

  • Publicado: Segunda, 05 de Dezembro de 2016, 12h52
  • Última atualização em Segunda, 05 de Dezembro de 2016, 12h52

Falta pouco tempo para o Vestibular do IFSul e começou a bater AQUELE desespero pré-prova? Hey, vai com calma! Ansiedade nesse momento só vai atrapalhar toda a sua preparação. E falando em preparação, que tal conferir dicas valiosas para controlar o nervosismo e arrasar no dia 11? Conversamos com a psicóloga e coordenadora de Apoio ao Estudante do IFSul, Liliane Ores, sobre o assunto e prometemos te contar direitinho como organizar os estudos nessa reta final e chegar na #seasonfinale do vestibular com todo o gás! Então: PRE-PA-RA! \o/

1 - #FocaNaRevisão

Você já estudou bastante, mas sente que ainda faltam muuuuuuuitos conteúdos para ver? Calma lá, agora não é o momento para buscar novas informações. “A recomendação é reduzir a carga de estudos para evitar o aumento do estresse”, diz a psicóloga sobre essa última semana pré-prova.

E sabe por que a Liliane recomenda focar naquilo que você já sabe na reta final? Porque, segundo ela, não tem como dominar todo o conteúdo. Ou seja: invista seu tempo em revisar tudo o que você estudou até agora. Uma boa dica para isso é montar um cronograma de estudos por disciplinas e reservar uma hora por dia para resolver questões de vestibulares sobre os assuntos que você está estudando.

2 - Exercite a sua memória

Você é do time que não lembra nem o que comeu no almoço? Tudo bem, mas nada de pensar que a sua memória é um caso perdido, porque não é NÃO! “A memória funciona cada vez melhor com organização e treino”, diz a Liliane. Segundo ela, isso significa que você pode exercitá-la para começar a guardar mais informações.

Algumas sugestões da psicóloga para turbinar a sua memória são:

~> Faça links mentais: quando você associa uma ideia ou um conceito com alguma coisa que você já conhece fica muito mais fácil memorizar o conteúdo. Fazer esquemas visuais também pode te ajudar a reter melhor as informações.

~> Chegue às suas próprias conclusões: ao estudar um conteúdo, tente explicá-lo para si mesmo e com as suas próprias palavras. Quando entendemos algo de verdade, fica muito mais difícil esquecer.

~> Faça revisões: terminou de estudar matemática? Que tal voltar para aquele conteúdo de Português que você estava vendo semana passada? “Revisar a matéria constantemente aumenta exponencialmente a chance de se lembrar dela depois”, comenta a Liliane.

~> Use a tecnologia a seu favor: já pensou em usar aquele tempo na frente do computador ou do celular para estudar? De acordo com a psicóloga, hoje existem muitos aplicativos gratuitos que podem ser os seus melhores amigos na preparação para o vestibular.

~> Não abuse do café: tudo bem tomar aquela xicarazinha esperta de café para dar uma acordada na hora dos estudos, mas abusar da cafeína pode surtir efeitos que COM CERTEZA você não gostaria! De acordo com a psicóloga, quando em excesso, “ao invés da cafeína auxiliar na aprendizagem ela pode causar irritação e insônia, fatores que prejudicam a memorização”.

3 – Cuide do seu bem-estar: durma bem e faça exercícios

Uma coisa é certa: mente e corpo precisam andar juntos SEMPRE! E, nessa última semana de preparação, mais ainda. Isso significa que mesmo na ânsia de rever todo o conteúdo estudado, você não pode deixar seu bem-estar de lado.

A Liliane nos contou que, além da alimentação equilibrada, uma boa noite de sono ajuda a armazenar o que foi aprendido ao longo do dia e dá aquela turbinada na sua memória de longo prazo, que é onde ficam guardadas as informações mais duradouras. Hey, mas não pensa que basta dormir bem (seria muito fácil, né?)! Para a mente trabalhar corretamente é fundamental manter atividades físicas regulares!

LEIA TAMBÉM:

7 benefícios de praticar esportes para você começar AGORA a se mexer!

Teatro? Dança? Música? Vem ver o que o IFSul pode te oferecer na área cultural!

Maneirar no tempo de estudos também é importante para não se sobrecarregar demais mentalmente. De acordo com a psicóloga, há pesquisas indicando que existem poucos benefícios em estudar mais de quatro horas por dia. Então, além de recomendar que você saiba por quanto tempo é capaz de sustentar a sua concentração, ela sugere manter sessões de estudos de cerca de 40 minutos com intervalos de 10 min.

4 – Seu prato, seu herói

Dorme bem e faz exercícios físicos? Muito bem! 👏👏👏 Mas não esquece que, para o seu corpo estar bem, você precisa tratar a sua alimentação com muito carinho. “Não somente na semana do vestibular, mas especialmente nela, é preciso ter uma alimentação saudável”, lembra a psicóloga.

Para ter mais saúde na mesa e dar um up na sua preparação, a Liliane dá a dica: “algumas vitaminas são essenciais para o bom funcionamento da memória, como a tiamina, o ácido fólico e a vitamina B12, que podem ser encontradas em pães, cereais, legumes e frutas”.

E sabe o que vai muito bem nesse período também (sempre, aliás)? Tomar bastante água! A desidratação pode gerar confusão, e isso NÓS NÃO QUEREMOS, né? :o

5 - Procure lugares tranquilos para estudar

A gente sabe que às vezes, para tentar vencer todo o conteúdo, o ônibus (ou o banco da praça, ou a cantina da escola,...) acaba sendo nosso lugar de estudo. Mas se a sua meta for se sair bem na prova, talvez seja melhor procurar lugares mais adequados para abrir os livros e cadernos.

O seu local de estudos pode interferir SIM na sua concentração, por isso a Liliane recomenda que você “prefira lugares tranquilos e com boas condições de iluminação e acomodação”. Mas cuidado ao estudar na cama: já pensou acordar só no outro dia?

6 – Keep calm and NÃO PIRA!

O curso que você quer é muito concorrido? A média do último vestibular foi muito alta? Ihhhh, chega perto da prova e é impossível muito difícil controlar o nervosismo, né? Só que você PRECISA controlar as suas emoções. “Não importa quantas pessoas estão concorrendo àquela vaga, o que importa é a preparação que você fez”, diz a psicóloga.

Ela lembra ainda que a ansiedade é normalmente disparada pela antecipação de um resultado negativo, mas que há maneiras de retomar o controle da mente. “Reavalie a situação tentando desapegar-se um pouco dos seus medos e preocupações, pois se você estudou e se dedicou, por que não manter o foco no trabalho realizado e conteúdos aprendidos?”, questiona.

Sabe quando você fica nervoso e alguém te diz para respirar fundo? Não é brincadeira, não! “A respiração profunda e o relaxamento permitem uma desativação fisiológica, promovendo sensações de leveza, descontração, tranquilidade e clareza de pensamento”, recomenda Liliane.

7 - Use as suas características a seu favor

Tem gente que se concentra mais à noite, tem gente que aprende melhor lendo: ou seja, tem gente de todos os tipos! Não importa quais são as suas características, o importante é você conhecê-las e usá-las a seu favor na hora de estudar.

Já parou para pensar que talvez seja o momento de identificar em qual momento do dia você tem mais energia e concentrar os seus estudos nesse período? “O estudante precisa conhecer seu ritmo biológico - se rende melhor de manhã, de tarde ou de noite – para saber em qual horário ele tem mais concentração”, comenta a psicóloga.

Mas não é apenas o horário que influencia na sua preparação. A Liliane nos contou que cada um tem um estilo diferente de aprendizagem e que, por isso, vale a pena “reconhecer qual seu sentido mais aguçado para ajudar na memorização”. Então, tente perceber quais os sentidos que te permitem reter mais informações e invista nas dicas abaixo conforme o seu perfil:

~> Visão: leia bastante e estude através de ilustrações ou esquemas visuais

~> Audição: preste atenção nas explicações do professor em aula, converse com seus amigos sobre a matéria, leia em voz alta escutando a própria voz e evite ruídos que atrapalhem a sua concentração

~> Movimento corporal: evite estudar por muito tempo em uma mesma posição e faça gestos que representem o que foi estudado

8 – Fuja do branco na hora da prova

Lápis na mão, prova na mesa e... Xiii, deu branco? E agora, #comolidar? “É importante que o estudante esteja ciente de que ele não esqueceu: o conteúdo está em seu cérebro, mas temporariamente inacessível; portanto, sem pânico!”, recomenda a psicóloga. Liliane diz que nessas situações você pode partir para outra questão e depois, quando provavelmente estiver mais relaxado, retornar à questão inicial.

Outra dica é: anote em um canto da prova o que você começar a lembrar sobre o conteúdo, porque isso pode ser útil para se livrar do branco. A Liliane explica o porquê: “a nossa memória funciona como uma rede de informações conectadas entre si. Então, quando o estudante elabora uma parte do conteúdo, ele está ativando uma parte dessa rede em seu cérebro, o que, por sua vez, facilita a ativação de toda a rede e a recordação do conteúdo completo”.

Ah, e a psicóloga lembra uma questão fundamental: o branco é um bloqueio que acontece em nosso cérebro quando estamos muito nervosos. Portanto, não esqueça: você está no controle da situação, basta manter a calma. #inspira #respira #nãopira

9 – Use bem seu tempo de prova

É ÓBVIO que você já sabe – afinal, você leu todo o edital, néam? – que a grade de respostas deve ser preenchida dentro das três horas de prova. Isso significa que você precisa controlar o tempo dedicado a resolver cada questão para conseguir preencher a grade de respostas com calma e sem erros.

Para otimizar o seu tempo de prova, a Liliane tem uma #dicatop: comece a prova pelas disciplinas que você acha mais fáceis. Assim, além de conseguir resolver as questões mais rapidamente, você chega nas disciplinas que considera difíceis beeeeeem mais relaxado. #tafavoravel #deboanalagoa

10 – Tenha o edital e as publicações oficiais do vestibular na ponta da língua

Ok, ler um edital não é tão interessante quanto ler o novo livro do Harry Potter, mas você PRECISA estar por dentro de tudo o que dizem os documentos mais importantes sobre o vestibular, ainda mais nos últimos dias antes da prova.

É lá que você vai saber direitinho, por exemplo, o que pode e o que não pode levar para a prova, quais os materiais permitidos em cima da mesa e quais são os documentos de identificação aceitos. Ah, e é nas publicações oficiais do vestibular que você encontra o endereço e o horário da sua prova. É bom ler, por que ninguém aqui quer ser um dos “atrasados do vestibular”, né?

Quer um help? Aqui está o link do processo seletivo, onde você encontra o edital e todas essas publicações: http://processoseletivo.ifsul.edu.br/vestibular-verao-2017

11 – Vai lá e ARRASA!

Bem, essa é autoexplicativa. Boa prova e #vemproIF! 😁😍

registrado em:
Fim do conteúdo da página