Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Softwares produzidos por alunos do câmpus Bagé são apresentados nesta quinta-feira
inovação

A apresentação dos produtos, concebidos em um modelo de startup, é a finalização de um projeto do curso de análise e desenvolvimento de sistemas

• Publicado: Quarta, 25 de Janeiro de 2017, 14h18
  • Última atualização em Quinta, 26 de Janeiro de 2017, 08h35

Buscando um tipo diferente de aprendizado, 24 alunos do curso superior de análise e desenvolvimento de sistemas participaram de um projeto interdisciplinar no câmpus Bagé. As ideias geradas nessa iniciativa serão apresentadas nesta quinta-feira (26), às 19h30min, no miniauditório da unidade.

Seguindo um modelo de startup, o projeto foi construído de forma coletiva, sem provas, sem carga horária e sem disciplinas. A apresentação será para a comunidade interna e investidores, em um pitch deck, momento em que os alunos poderão “vender” as ideias, com tempo cronometrado, e receber do público avaliações dos modelos de negócio apresentados.

O projeto foi desenvolvido unindo os conteúdos programáticos de três componentes curriculares – projeto de software, gerência de projetos e modelagem de aplicações –, totalizando oito horas semanais de trabalho. Houve uma convergência das principais metodologias utilizadas para produtividade de projetos com equipes multidisciplinares.

Esse trabalho, que geralmente seria realizado pelos alunos individualmente, nos últimos 18 meses do curso superior, devido ao modelo aplicado, foi executado em quatro meses, durante o 4º semestre da graduação. De acordo com o professor de informática do câmpus, Leandro Camargo, os estudantes trabalharam em times de desenvolvimento, utilizando metodologias da gestão de projetos, como scrum, design think, programação em par e learning-by-doing. “O aprendizado seguiu o modelo finlandês de ensino, em que os estudantes trabalham em projetos para resolver situações reais do ambiente que vivem, entregando soluções à comunidade”, afirma.

Confira o vídeo de divulgação do pitch deck: