Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Atividades em grupo mobilizam estudantes do câmpus Santana do Livramento
desafio

Atividades em grupo mobilizam estudantes do câmpus Santana do Livramento

A dinâmica, baseada em metodologia de ensino finlandesa, propôs a solução de problemas como forma de aprendizagem

• Publicado: Segunda, 20 de Fevereiro de 2017, 14h37
  • Última atualização em Segunda, 20 de Fevereiro de 2017, 14h37

Identificar problemas e pensar em soluções palpáveis para eles: essa foi a proposta de uma atividade de capacitação que movimentou o câmpus Santana do Livramento até sexta-feira (17). A dinâmica de grupo, com duração de dois dias, teve como objetivo mobilizar e integrar a comunidade do câmpus nos primeiros dias letivos.

Para realizar a atividade, baseada na metodologia de ensino finlandesa, foram convidados o professor do câmpus Pelotas, Márcio Bender Machado, e a docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Jaqueline Carlos, que fizeram capacitação na Finlândia por meio do programa Professores para o Futuro, do Ministério da Educação.

A proposta, de acordo com o ministrante, tem como base a tutoria na aprendizagem baseada em problemas (Tutorial on Problem-Based Learning, em inglês). Para colocá-la em prática, os participantes foram divididos em grupos de cerca de oito pessoas, nos quais foram escolhidos um líder e um secretário para orientar as discussões coletivas.

Segundo o docente, o método é organizado em etapas: na primeira, cada grupo recebeu uma figura ligada a algum tema de interesse dos participantes, como meio ambiente e tecnologia, que serviu de motivação para iniciar as discussões. “A partir dessa semente, eles conversaram no grupo sobre os problemas que perceberam naquela imagem e começaram a pensar em ideias para solucionar esse problema”, explica o professor.

Após a etapa de brainstorming – ou “tempestade de ideias” –, o grupo teve de pensar em como as ideias sugeridas seriam organizadas dentro de um projeto para propor soluções ao problema identificado. Participaram das atividades estudantes dos cursos de informática, eletroeletrônica e energias renováveis do câmpus.

Confraternização também entre os servidores

Além de participarem das atividades em grupo, os servidores do câmpus também tiveram um retorno às aulas diferenciado. Uma das atividades voltadas a esse público foi a acolhida no Esporte Clube 14 de Julho, em que os participantes puderam desfrutar da piscina e confraternizaram entre si. “Mergulhamos em 2017”, comentou a diretora-geral do câmpus, Roberta Bermudes, sobre a atividade.