Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Eleições 2017: saiba como será o processo eleitoral no instituto
eleições

Eleições 2017: saiba como será o processo eleitoral no instituto

Votação em 1º turno acontece no dia 23 de março; período destinado a campanhas e debates entre os candidatos tem início nesta quinta-feira (9)

• Publicado: Quarta, 08 de Março de 2017, 09h38
  • Última atualização em Quarta, 08 de Março de 2017, 17h01

Um novo processo democrático teve início no IFSul. A partir da publicação do regulamento das eleições pelo Conselho Superior do instituto, começou o processo de escolha do novo reitor do IFSul e dos diretores-gerais dos câmpus Bagé, Camaquã, Charqueadas, Passo Fundo, Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça, Sapucaia do Sul e Venâncio Aires. Para conhecer os candidatos, confira aqui a lista das inscrições finais homologadas.

Na eleição em 1º turno, marcada para o dia 23 de março, os eleitores deverão indicar o candidato de sua preferência para reitor e diretor-geral do seu câmpus de origem. Poderão votar os servidores ativos do IFSul e os estudantes regularmente matriculados. A votação será facultativa e secreta.

Para fins de classificação dos candidatos, os votos de docentes, técnico-administrativos e discentes terão o mesmo peso. Será declarado eleito o candidato que obtiver percentual de votação superior à soma dos percentuais de votação dos demais candidatos. Caso a eleição não seja decidida no primeiro turno, será realizada nova votação em segundo turno.

Responsável pela organização das eleições, a Comissão Eleitoral (COE) central delibera, com autonomia plena, todas as questões relativas ao processo eleitoral. Já as COEs locais são responsáveis por organizar as atividades em cada câmpus.

LEIA TAMBÉM:

Definido o cronograma de debates entre os candidatos a reitor do IFSul

Para entender melhor o processo, confira, a seguir, algumas informações importantes sobre as eleições no instituto. E não se esqueça: todas as publicações oficiais relativas ao processo eleitoral são disponibilizadas no site do IFSul, no link Eleições. É lá que se encontra o regulamento, documento oficial que rege todo o processo eleitoral no instituto!

Campanha

Os candidatos aos cargos de reitor e de diretores-gerais dos câmpus poderão divulgar as suas propostas, em campanha eleitoral, de 9 a 22 de março. Nesse período, obedecendo às determinações do regulamento, os candidatos poderão expor seus programas e propostas em visitas às unidades do IFSul e em reuniões com os eleitores. É nesse prazo que ocorrerão os debates entre os candidatos em todos os câmpus e na Reitoria.

No site do instituto, também será disponibilizado um espaço para que os candidatos publiquem, sob sua inteira responsabilidade, um documento com informações sobre a sua candidatura.

Debates

Ao longo do período destinado à campanha, está prevista a realização de debates entre os candidatos. De acordo com o regulamento eleitoral, deverá acontecer ao menos um debate em cada câmpus e Reitoria entre os candidatos a reitor. Já entre os candidatos a diretores-gerais, o regulamento prevê, no mínimo, um debate em cada turno de funcionamento do câmpus.

A estrutura dos debates também já está definida. Divididos em quatro blocos, os debates terão um espaço dedicado à apresentação dos candidatos, outro para perguntas feitas entre os candidatos, um terceiro para perguntas da plateia e, por fim, um para considerações finais. Nos blocos de apresentação e de considerações finais, cada candidato terá cinco minutos para manifestação livre, em ordem definida por sorteio no início do bloco. O formato dos blocos de perguntas ainda será definido pelas COEs locais em função da quantidade de candidatos e do tempo disponível para o debate.

Votação

Marcada para o dia 23 de março, o 1º turno das eleições terá início às 9h30min e se encerrará às 21h30min nos prédios da Reitoria, nos câmpus e nos respectivos polos de ensino a distância do instituto. Na votação, cada eleitor terá direito a apenas um voto para reitor e um voto para diretor-geral de câmpus, se for o caso.

No ato da votação, todos os eleitores deverão apresentar um documento oficial de identificação com foto ou carteira de identificação institucional com foto (crachá do IFSul) e assinar a lista nominal de votação. Não serão aceitos documentos de identificação em que, por má condição de conservação, não seja possível identificar claramente o nome do eleitor ou sua foto.

E fique atento: não será permitida a “boca de urna”. O eleitor flagrado nessa situação estará passível de processo administrativo específico.

Confira, a seguir, o cronograma de todo o processo eleitoral:

Assunto(s): eleições , ifsul , câmpus , reitoria