Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto desenvolvido por alunas do câmpus Camaquã é selecionado para a Febrace
câmpus camaquã

Projeto desenvolvido por alunas do câmpus Camaquã é selecionado para a Febrace

O projeto desenvolvido pelas alunas traz uma alternativa de pigmento natural renovável para maquiagem

• Publicado: Terça, 14 de Março de 2017, 10h33
  • Última atualização em Terça, 14 de Março de 2017, 11h41

O projeto BB Green, do trio de estudantes do curso técnico em controle ambiental do câmpus Camaquã sob orientação dos professores José Ricardo Turquetti e Simone Pohl foi selecionado para a mostra de projetos finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontece em São Paulo, de 21 a 23 de março de 2017.

O projeto desenvolvido pelas alunas propõe a utilização da semente de corticeira do banhado para produzir o componente que dá cor aos pós faciais cosméticos em substituição aos tradicionais pigmentos minerais.  Essa seria uma alternativa de pigmento natural renovável, porque, apesar dos pigmentos minerais de não oferecerem riscos à saúde do usuário final do cosmético, existe essa possibilidade de elimina-los desde o início da cadeia produtiva evitando sua exploração, processamento e descarte de seus resíduos, tendo em vista que eles podem conter metais pesados prejudiciais ao meio ambiente. Além da cor, a utilização da corticeira do banhado confere, também, uma forte identificação com o pampa gaúcho pela propagação desta espécie nesta região do país.

O projeto está recebendo votação popular até o dia 23 de março. Para votar, clique aqui e clique em "curtir” no canto superior da tela.

Febrace

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) é a maior feira de projetos do Brasil e envolve, anualmente, estudantes de ensino fundamental, médio e técnico de todo o Brasil. É  também a responsável pela seleção, durante a mostra de finalistas, dos representantes do Brasil na International Science and Engineering Fair (Isef), Feira Internacional de Ciências e Engenharia realizada nos EUA, considerada a maior feira de ciências do mundo.