Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Dois servidores da Proex participam de seminário a convite da Prefeitura de Pelotas
Início do conteúdo da página
Seminário

Dois servidores da Proex participam de seminário a convite da Prefeitura de Pelotas

O IFSul faz parte do Conselho Municipal do Idoso

  • Publicado: Quarta, 22 de Março de 2017, 16h31
  • Última atualização em Quinta, 23 de Março de 2017, 15h17


Dois servidores da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex), o diretor de Relações com a Sociedade, Valdir José Lacerda Jr, e a coordenadora de Cultura, professora Sandra Correa Vieira, estiveram participando no dia 16 de março a convite da Prefeitura Municipal de Pelotas através da Secretaria Municipal de Governo e do Conselho Municipal do Idoso, da  qual o IFSul faz parte, do Seminário preparatório com vistas ao credenciamento de Pelotas no Programa “ Cidade Amiga do Idoso”.

O seminário contou com a palestra da doutora em nutrição humana e Consultora Técnica da Organização Pan América de Saúde (Opas), Karla Lisboa, que na oportunidade apontou os caminhos necessários para a certificação de Pelotas como “Cidade Amiga do Idoso”. Na ocasião, foi apresentado o Plano de Ação lançado em 2016 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que tem o objetivo preparar todos os países para a “Década do Envelhecimento”

Segundo Lacerda, “as ações de extensão no âmbito do IFSul e no atendimento do idoso é compreendida como caminho de consolidação, de responsabilidade e compromisso como dimensão intrínseca da formação acadêmica e do conhecimento produzida pela instituição”, disse. Na oportunidade, os dois representantes do IFSul, tiveram um espaço para apresentar o instituto e falar dos projetos de extensão que serão realizados em relação ao idoso. Segundo Lacerda, o IFSul é parceiro nesta empreitada.

Desde 2008, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem certificado municípios que adaptam suas estruturas e serviços para que sejam acessíveis a idosos e promovam a inclusão dessa faixa da população. O reconhecimento "Cidade Amiga do Idoso" é dado pela OMS para as cidades que estimulam o envelhecimento ativo ao otimizar oportunidades para saúde, participação e segurança, a fim de aumentar a qualidade de vida no envelhecimento, levando em conta as diferentes necessidades e capacidades do idoso.

registrado em:
Assunto(s): Seminário
Fim do conteúdo da página