Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Assessores internacionais da Rede Federal reúnem-se no IFSul para encontro da área
Internacionalização

Fórum, que culminou na construção de uma política de internacionalização para a Rede, aconteceu pela primeira vez no IFSul

• Publicado: Sexta, 07 de Abril de 2017, 18h49
  • Última atualização em Sexta, 07 de Abril de 2017, 18h49

Com o desafio de pensarem a internacionalização para toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, gestores de todas as regiões do país reuniram-se pela primeira vez no IFSul para a realização do Fórum dos Assessores de Relações Internacionais (Forinter). A mais importante reunião da área dentro da Rede Federal, que ocorre duas vezes ao ano em diferentes instituições do País, terminou nessa sexta-feira (07) após dois dias de discussões.

O grande marco do encontro realizado no IFSul foi a conclusão do documento da política-base de Relações Internacionais para a Rede Federal. O documento, discutido ao longo da reunião, será apreciado pela Câmara de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Pensar globalmente, agir localmente

A construção de uma política gestada de forma conjunta e cooperativa entre os assessores de instituições federais de todo o País é, para o coordenador do Forinter, Gutenberg Albuquerque, o grande legado desse encontro. “Foram momentos de muito debate em que desenhamos as políticas de internacionalização da Rede pensando nas diferentes nuances regionais do Brasil”, avalia.

De acordo com Gutenberg, considerar as peculiaridades de cada região do País ao traçar políticas e ações sistêmicas para as instituições da Rede é um desafio constante. O coordenador destaca, no entanto, que a consolidação das Relações Internacionais dentro da Rede cumpre um importante papel no desenvolvimento local e regional.

“Devido à capilaridade das instituições da Rede Federal, estamos internacionalizando o interior e interiorizando a internacionalização ao desenvolver cooperação internacional. É a internacionalização que nos permite pensar globalmente e agir localmente”, ressalta o coordenador. Segundo ele, a história centenária e o alcance geográfico da Rede Federal são pontos cruciais para o significativo impacto dessas ações.

Fórum aconteceu pela primeira vez no IFSul

Como representante da instituição sede do encontro, o reitor Marcelo Bender, que atualmente também coordena a Câmara de Relações Internacionais do Conif, comemora a realização do Forinter pela primeira vez no IFSul. De acordo com ele, é uma honra para o instituto, que já possui um trabalho de internacionalização consolidado e reconhecido dentro da Rede, sediar um evento dessa magnitude. “Ficamos muito felizes em receber esse encontro, pois sabemos que a internacionalização é uma condição fundamental para o desenvolvimento da educação profissional no Brasil, principalmente por proporcionar a inovação e a troca de conhecimentos entre diferentes culturas”, destaca. O dirigente complementa que há um entendimento dentro da Rede do caráter qualitativo da internacionalização: "o que buscamos é formar cidadãos preparados para o mundo, ainda que atuem dentro de suas próprias localidades",

Diferentes pautas mobilizaram os participantes do Fórum

Além da discussão sobre as ações de internacionalização dentro da Rede e a construção da política-base, Gutenberg cita outras pautas bastante discutidas ao longo do encontro. Ao ter como meta o estreitamento das relações com outros países, o coordenador destaca que o ensino de línguas e a oferta de cursos para capacitar as comunidades acadêmicas de cada instituição continua sendo um tópico relevante dentro do Fórum. Além disso, a mobilidade internacional de estudantes e servidores, como em intercâmbios, por exemplo, também faz parte da pauta permanente do Forinter.