Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Tecnólogo em viticultura e enologia participa de simpósio da área
Câmpus Pelotas – Visconde da Graça

Tecnólogo em viticultura e enologia participa de simpósio da área

Evento teve como foco a produção vitivinícola da Campanha Gaúcha

• Publicado: Segunda, 08 de Mai de 2017, 11h51
  • Última atualização em Segunda, 08 de Mai de 2017, 11h51

Alunos e professores do curso superior de tecnologia em viticultura e enologia do câmpus Pelotas - Visconde da Graça participaram, nos dias 3 e 4 de maio, de um importante evento da área. Promovido pela Embrapa Uva e Vinho (CNPUV) e pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o 1º Simpósio de Viticultura e Enologia foi realizado no auditório da Unipampa, em Santana do Livramento.

A programação do evento foi estruturada em quatro grandes abordagens temáticas, que foram desenvolvidas no projeto de Indicação de Procedência (IP) dos Vinhos da Campanha Gaúcha: nutrição da videira e manejo do solo, manejo fitotécnico do vinhedo, avanços do conhecimento científico sobre os vinhos da Campanha Gaúcha e estruturação da IP. A escolha da Campanha Gaúcha para a realização do evento se deu pelo destaque da região na produção vitivinícola.

Outro destaque foi o lançamento da programação oficial do Dia do Vinho, que se estenderá por três regiões do Brasil do dia 19 de maio ao dia 4 de junho. É a primeira vez que a divulgação do calendário se dá na cidade de Santana do Livramento.

O evento - A expectativa é que o Simpósio de Viticultura e Enologia seja realizado periodicamente nas diferentes regiões produtoras de vinhos do Brasil, em parceria com as instituições regionais do setor vitivinícola. A primeira edição foi inteiramente voltada à vitivinicultura da Campanha do Rio Grande do Sul.

Desdobramentos do evento

Na próxima terça-feira, dia 9, professores e alunos do curso farão um bate-papo sobre o simpósio. Os objetivos da conversa serão evidenciar os temas abordados, retomar alguns assuntos e mapear os resultados da participação do grupo no evento.