Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Novo cadastro permitirá a servidores a inscrição em fluxo contínuo para processos de remoção
remoção

Com o Cadastro Permanente de Remoção, será possível visualizar todas as vagas disponíveis no instituto, além de todos os servidores interessados em alterar a sua unidade de lotação

• Publicado: Quinta, 08 de Junho de 2017, 15h47
  • Última atualização em Quinta, 08 de Junho de 2017, 15h47

A partir de agora, os servidores interessados em pedir remoção para outra unidade do IFSul poderão acompanhar o processo de maneira muito mais facilitada. Com a implementação do Cadastro Permanente de Remoção, a manifestação de interesse poderá ser feita pelo servidor por meio de fluxo contínuo, ou seja, a qualquer momento os interessados poderão fazer parte do banco de interessados. Com o cadastro, será possível visualizar todas as vagas disponíveis nas 15 unidades do instituto, além de todos os servidores interessados em alterar a sua lotação.

A lista de interessados será atualizada mensalmente até o quinto dia útil do mês acrescentando-se as inscrições de servidores realizadas até o dia 15 do mês anterior. As inscrições para a primeira lista do Cadastro Permanente de Remoção já podem ser realizadas pelos interessados no setor de gestão de pessoas da unidade de lotação do servidor, por meio do preenchimento de formulário específico. Para fazer parte do banco, os interessados deverão se cadastrar para apenas uma unidade do IFSul.

Para classificação dos servidores, a Diretoria Executiva da Reitoria (DER), responsável pela operacionalização do Cadastro Permanente, destaca que a ordenação será feita com base no maior tempo de efetivo exercício do servidor no IFSul e, em caso de empate, levando-se em consideração a maior idade.

Para acessar a instrução normativa que regulamenta o novo cadastro, clique aqui. Já no site, na aba Espaço do Servidor, estará disponível, a partir do mês de julho, a primeira publicação com a classificação dos servidores interessados em alterar a sua unidade de lotação.

Prioridade para a remoção

Junto à lista atualizada dos servidores interessados em remoção para outra unidade, serão divulgadas as vagas disponíveis em cada câmpus do instituto. Assim, todas as vagas disponíveis nas unidades do IFSul passarão obrigatoriamente por um processo de remoção antes da abertura de outros processos de preenchimento de vagas, como concurso, aproveitamento de concurso e redistribuição.

Para fazer parte do cadastro, no entanto, não é necessário aguardar a abertura de uma vaga específica. O diretor Executivo da Reitoria, Alessandro Lima, ressalta que a possibilidade de visualizar os servidores interessados em alterar a sua unidade de lotação permite que casos de permuta, por exemplo, sejam verificados mais facilmente. Nesses casos, em que servidores de mesmo cargo têm interesse em fazer uma troca entre suas unidades, existe a possibilidade de permuta, com ambos sendo contemplados para remoção.

Um “mapa” das vagas disponíveis e dos servidores interessados em remoção

“O grande diferencial do cadastro é a possibilidade de enxergarmos o mapa das vagas da instituição, tornando transparente todo o processo de remoção”, comenta Alessandro. O dirigente avalia que o modelo de processo de remoção a que se chegou com o cadastro foi uma construção contínua dentro da gestão. Ao longo dos últimos anos, diferentes editais de remoção foram lançados no instituto, constituindo-se como verdadeiros “planos-pilotos” para a concepção e aprimoramento do atual formato, que traz, segundo o gestor, uma proposta isonômica e transparente para todo o processo.

Alessandro destaca ainda que a instrução normativa que regulamente o Cadastro Permanente surgiu a partir de uma antiga proposta de gestão do reitor Marcelo Bender e se consolidou com a publicação de um Termo de Ajustamento de Conduta emitido pelo Ministério Público Federal que versava sobre o tema.