Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Jornalista fala nesta segunda (05) sobre desafios do estudante com baixa visão
Bate-papo

Jornalista fala nesta segunda (05) sobre desafios do estudante com baixa visão

Atividade promovida pelo Napne do câmpus Sapucaia do Sul será aberta a toda a comunidade

• Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2017, 13h48
  • Última atualização em Quinta, 01 de Junho de 2017, 13h48

A jornalista da Fundação Piratini e mestre em Letras pela UFRGS, Mariana Baierle, tem deficiência visual parcial (baixa visão) desde que nasceu, o que a confere ainda mais propriedade para falar sobre as possibilidades e desafios do estudante com esta condição. Mariana estará no câmpus Sapucaia na próxima segunda-feira, dia 05, a partir das 16h30min, na sala de recursos, para um bate-papo sobre o tema promovido pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

Além de sua experiência pessoal Mariana é consultora em audiodescrição e acessibilidade e autora de um blog sobre a temática (tresgotinhas.com.br). A coordenadora do Napne, Vanessa Dagostim Pires, conta que além da conversa será promovido um momento de sensibilização e experimentação com diferentes materiais, importante para a compreensão das dificuldades enfrentadas por uma pessoa com baixa visão. “Quando falamos em deficiência visual pensamos apenas em pessoas cegas, mas existem vários tipos e níveis. Conhecê-los é fundamental para que possamos incluir verdadeiramente este aluno e ou este profissional”, avalia Vanessa.

A atividade desta segunda integra a agenda de formação organizada pelo Núcleo para 2017, que pretende promover um evento por mês, até o fim deste ano, com o intuito de promover discussões sobre inclusão educacional. Em maio foi realizada formação voltada a estudos sobre língua, linguagem e deficiência intelectual, com o doutor Cassiano Haag. O próximo convidado será o professor da UFRGS Vinícius Martins Flores, que deverá vir ao câmpus no retorno das férias de inverno para falar sobre deficiência auditiva e sobre a relação entre deficiências e tecnologias.

Assunto(s): Evento , sapucaia