Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Referência na área da educação, Esther Grossi palestra no câmpus Pelotas – Visconde da Graça
PALESTRA

Tema do evento será o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

• Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2017, 15h46
  • Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2017, 16h29

A pesquisadora e presidente do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia da Pesquisa e Ação (Geempa), Esther Pillar Grossi, irá palestrar no câmpus Pelotas – Visconde da Graça nesta sexta-feira (30). O encontro terá como tema “Ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a matemática a serviço do pensamento”. O evento, aberto à comunidade, será às 15h no miniauditório da unidade.

Esther é licenciada em matemática, mestre na mesma área pela universidade de Sorbonne (França) e doutora em psicologia da inteligência, título obtido na universidade de Paris (França). Em 1989, deu início a sua carreira política como secretária de Educação de Porto Alegre. Durante sua gestão à frente da Secretaria, os investimentos da capital gaúcha em pedagogia foram reconhecidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) como uma das iniciativas mais bem-sucedidas nas redes municipais. Em 1995, três anos depois de encerrar a gestão como secretária, assumiu o primeiro de dois mandatos como deputada federal.

Ela também é destaque na área da pesquisa e já lançou mais de vinte obras sobre matemática, processo cognitivo e alfabetização. Atualmente, preside o Geempa, um grupo fundado com outros 49 professores de Porto Alegre que busca soluções aos grandes problemas da escola pública brasileira.

A atividade, gratuita, é promovida pelo Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED).