Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Bagé recebe mais de 180 atletas na terceira etapa dos Jogos Intercâmpus do IFSul
Início do conteúdo da página
esporte

Bagé recebe mais de 180 atletas na terceira etapa dos Jogos Intercâmpus do IFSul

Estudantes de nove câmpus do IFSul participaram dos jogos nas modalidades de handebol, vôlei de duplas e xadrez

  • Publicado: Quinta, 29 de Junho de 2017, 09h45
  • Última atualização em Terça, 25 de Julho de 2017, 09h35

A cidade de Bagé foi o destino de mais de 180 estudantes de nove câmpus do IFSul nessa terça-feira (27). Participando dos Jogos Intercâmpus, os atletas das diferentes unidades do instituto foram ao município da fronteira para competir nas modalidades de handebol, vôlei de dupla e xadrez. Os campeões de cada modalidade já garantiram uma vaga na fase sul-brasileira dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), que acontece em agosto em São José dos Pinhais/Paraná. As disputas foram realizadas ao longo de todo o dia no Complexo Esportivo Presidente Médici.

E no dia nacional do vôlei, quem voltou para casa comemorando uma dobradinha de vitórias na modalidade foi o câmpus Venâncio Aires. Tanto no vôlei de duplas masculino quanto no feminino, o câmpus saiu campeão dos jogos com as duplas Gustavo Dallafávera com Gustavo Peres e Bruna Dornelles com Tamara Marques. Acompanhadas pelos professores André Fonseca e Kenji Fuke, as meninas contam que, embora o vento durante as partidas tenha atrapalhado um pouco, a preparação feita desde o início do ano colaborou com o resultado. As duas ainda comemoram a possibilidade de passar para a etapa sul-brasileira dos JIFs: Bruna vai para o seu terceiro ano de participação nos jogos e Tamara, que estreou neste ano dentro da competição, terá, pela primeira vez, a oportunidade de representar o IFSul nos jogos dos institutos.

>>> Confira FOTOS da terceira etapa em nosso álbum no Facebook!

LEIA TAMBÉM:

Primeira etapa dos Jogos Intercâmpus mobiliza atletas de 10 câmpus do IFSul

Intercâmpus: Equipe de futebol do câmpus Pelotas se classifica para a etapa sul-brasileira dos JIFs

Outra dobradinha de resultados ficou por conta do câmpus Pelotas. Na modalidade de handebol, as equipes feminina e masculina foram as que somaram mais pontos nas disputas realizadas ao longo do dia. Com o resultado, as equipes repetem o feito do ano passado e vão novamente para a fase regional sul dos JIFs.

Em conversa com parte do grupo representante do câmpus Pelotas na modalidade do handebol, é possível perceber a importância que os jogos têm para os times. “Participamos de outras competições municipais e estaduais, mas o nosso foco é sempre nos JIFs”, contam. O grupo comenta que para garantir o bom desempenho uma extensa preparação é realizada, com dois treinos semanais com bola e outro com preparação muscular. “Além disso, nosso treinador está sempre inovando e ‘puxando a nossa orelha’ para melhorarmos cada vez mais”, destaca o grupo, referindo-se ao professor de educação física Vinicius Costa.

“As equipes seguirão a rotina de dois treinos técnico-táticos semanais de sempre. A preparação para a fase região sul continua hoje, pois sabemos que a exigência será grande”, complementa o professor Vinicius. Ele conta que, além dos dois treinos semanais, a equipe feminina realiza uma preparação física com a professora Alessandra por conta da participação da equipe no campeonato estadual da Federação Gaúcha de Handebol. Orgulhoso, o professor completa: “esta preparação já apareceu nos jogos de ontem, onde elas tiveram um desempenho físico sensacional. Nossa expectativa era de classificação e veio com um bom desempenho”, comemora o docente.

Com uma ampla sala reservada no espaço superior do ginásio, a modalidade de xadrez também mobilizou um grande número de aficionados pelo esporte. Mais de 60 estudantes – muitos participantes de clubes de xadrez em suas unidades – competiram em cinco rodadas de jogos disputados durante o dia. Após as disputas, foram conhecidos os quatro* estudantes de cada naipe que se classificaram para os JIFs. Confira abaixo os classificados.

De acordo com o professor de educação física do câmpus Pelotas Rony Soares, o xadrez pode trazer inúmeros benefícios aos praticantes. O professor argumenta que a modalidade permite aos estudantes tornarem-se mais organizados e mais aptos a pensarem em suas atitudes e administrarem as consequências de seus atos. “No xadrez, uma jogada errada no início da partida pode atrapalhar o jogador até o final da competição, então os estudantes percebem nessa modalidade a importância de planejarem bem cada um de seus atos”, comenta o professor. Além disso, a solidariedade é outra qualidade amplamente desenvolvida na modalidade: “Estimulamos os jogadores, depois de um jogo com alguém menos experiente, a trocar informações com o oponente e explicar os problemas que determinado movimento no jogo desencadeou”, destaca Rony, complementando que, além da solidariedade, as disputas do xadrez dentro dos jogos permitem aos estudantes o fortalecimento de amizades com alunos de outras unidades.

Evento realizado com sucesso

Após a conclusão das atividades do dia, o professor de educação física do câmpus Bagé e responsável pela organização dessa etapa dos jogos, Tiago Hartwig, avalia que a competição ocorreu de forma tranquila em todos os aspectos. “Tudo foi executado da melhor forma para receber as comitivas dos nove câmpus participantes, desde a estrutura do evento até a logística do almoço na cantina do câmpus Bagé”, destaca. O professor também complementa que o sucesso dos jogos se deve ao empenho da equipe organizadora e ao apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer da Prefeitura de Bagé.

Com a realização do evento superando as expectativas da organização, a terceira etapa dos Jogos foi uma experiência marcante para os estudantes. Para as estudantes do câmpus Charqueadas Sheron Martins da Silva e Carolina Silveira de Almeida, os Jogos Intercâmpus são ansiosamente aguardados: “esse é um dos melhores eventos do ano para nós, porque conhecemos outras pessoas e conseguimos rever muitos amigos de outros câmpus”.

Participante da modalidade de xadrez, o aluno Gustavo da Silva Schunck, do câmpus Sapiranga, também vê nos jogos a possibilidade de colocar em prática o treinamento que realiza na unidade e, de quebra, ainda ter a honra de representar o seu câmpus na competição.

Acompanhando as duplas de vôlei do câmpus Sapucaia do Sul, o professor de educação física Antônio Lopes conta que os Jogos Intercâmpus são, em si, uma excelente oportunidade para os estudantes vivenciarem a experiência de uma competição e, assim, prepararem-se para jogos municipais, regionais e estaduais de suas unidades. “No Intercâmpus, nossos estudantes conseguem adquirir uma boa experiência para chegar nos Jogos Escolares de Sapucaia do Sul (Jemusa) em nível competitivo”, destaca o docente. Em tom de brincadeira, ele complementa que a competição municipal também mobiliza fortemente os estudantes “porque os adversários são conhecidos da cidade e estão mais próximos”.

Intercâmpus - Participaram da terceira etapa da competição estudantes dos câmpus Bagé, Pelotas, Charqueadas, Sapucaia do Sul, Sapiranga, Venâncio Aires, Jaguarão, Camaquã e Santana do Livramento. Inicialmente marcada para o dia 30 de junho, a data da quarta e última etapa do Intercâmpus, que ocorre novamente em Pelotas, deverá ser confirmada ao longo dos próximos dias. Em razão da paralisação nacional agendada para o dia 30, a organização do evento, junto aos docentes de cada câmpus participante, está discutindo se haverá mudança no calendário da competição a fim de garantir o bom andamento dos jogos, já que muitos dependem de deslocamentos intermunicipais.

Confira os classificados para a etapa sul-brasileira dos JIFs nessas modalidades:

Handebol feminino e masculino – câmpus Pelotas

Vôlei de duplas feminino e masculino – câmpus Venâncio Aires

Xadrez feminino:

Angela da Luz - Bagé

Michele Baierle - Venâncio Aires

Ritiane da Silva - Sapiranga

Nathaniele Fernandez - Camaquã

Xadrez masculino:

Augusto Souza - Pelotas

Marcel Basso - Pelotas

Andrei Silveira - Pelotas

Francis Kaster - Pelotas

* Após a publicação dos resultados, a organização da etapa regional dos JIFs confirmou que, no xadrez, cada instituição levaria 4 (e não 5) estudantes de cada naipe.

registrado em:
Assunto(s): intercâmpus , ifsul , jifs
Fim do conteúdo da página