Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Quarta edição do Culturando movimenta a comunidade do câmpus Venâncio Aires
cultura

Quarta edição do Culturando movimenta a comunidade do câmpus Venâncio Aires

O evento reuniu trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de linguagens da unidade

• Publicado: Quinta, 06 de Julho de 2017, 12h08
  • Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2017, 12h11

O auditório do câmpus Venâncio Aires foi palco de apresentações de música, poesia e dança nessa terça-feira (04). A 4ª edição do Culturando contou com seis blocos de apresentação de estudantes do câmpus. O evento, que reúne os trabalhos desenvolvidos em sala de aula nas diferentes disciplinas da área de linguagens, foi aberto ao público e contou com a presença da comunidade do câmpus, pais e ex-alunos. Além das apresentações, o Culturando também contou com o lançamento oficial da 6ª Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (Movaci).

Todos os blocos de apresentações contaram com poemas desenvolvidos em aula. Antes de cada leitura, as professoras compartilharam com o público a proposta que deu origem aos poemas elaborados. Além de poesia, os alunos apresentaram músicas,  vídeo-clipes e dança. O encerramento do evento contou com uma batucada improvisada, feita por um grupo de alunos do curso técnico em informática.

Segundo a professora Tânia Winch Lisboa, organizadora do evento, foram quase três horas de apresentações em que a platéia não queria ir embora. “Em todo o evento, tivemos mais de 100 alunos envolvidos”, afirma. Para ela, um dos destaques das apresentações foi a da turma do curso técnico em secretariado, modalidade Proeja. “Eles estavam trabalhando a canção ‘Trem Bala’, e algumas alunas mulheres trouxeram seus filhos para cantar com elas. Foi muito emocionante”, ressalta.

Para o diretor-geral do câmpus, Cristian Oliveira da Conceição, o Culturando é um momento de crescimento para os estudantes. “Entendemos o Culturando como um momento muito especial de desenvolvimento da cultura e tecnologia, onde os alunos nos encantam com a possibilidade de uma sociedade muito melhor e mais humana”, destaca.

Pela primeira vez prestigiando o evento, a servidora Ieda Bianchini parabeniza os professores por essa iniciativa. “O Culturando é uma das ações que valoriza os talentos que existem na escola e desenvolve várias habilidades, seja na oportunidade de trabalhos em equipe, sintonia, criatividade”, destaca. A chefe de gabinete – que também é mãe de aluno do câmpus –,  Danielle Schweickardt, compartilha da admiração pelo evento: “encantamento é a palavra que define o que senti ao prestigiar o Culturando. Em cada apresentação foi possível perceber o quanto os estudantes se dedicaram para este belo evento”, ressalta. Segundo ela, para uma sociedade mais sensível e humana, é necessária a inserção da cultura no desenvolvimento dos jovens.

Saiba mais

O Culturando é um evento que nasceu nas aulas de língua portuguesa da turma de primeiro ano do técnico em informática em 2013. A partir de 2015, o projeto passou a integrar todas as disciplinas da área de linguagens. Os alunos são convidados a participar e mostrar seus trabalhos à comunidade voluntariamente.

Por Mariana Argoud*

Fotos: Pablo Winck Winter e Abrão Drago Braga / Projeto Reverberando