Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Atletas do IFSul participam de final estadual dos Jergs
esporte

Atletas do IFSul participam de final estadual dos Jergs

Após a final da modalidade de atletismo, estudante do câmpus Venâncio Aires garantiu vaga na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude na seletiva contra finalistas do Cergs

• Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2017, 11h03
  • Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2017, 11h03

Atletas de diferentes câmpus do IFSul marcaram presença na final estadual dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) na modalidade de atletismo. Após se classificarem regionalmente na competição, os estudantes competiram na etapa final Jergs, que aconteceu nessa sexta-feira (18) e no sábado (19) em São Leopoldo. No evento, o instituto esteve representado por atletas dos câmpus Bagé, Pelotas e Venâncio Aires.

Além de alcançar o primeiro lugar nos 100m na final dos Jergs, o atleta Leonardo Reiter, do câmpus Venâncio Aires, também conquistou a terceira colocação nos 200m. Com o resultado, o estudante garantiu vaga na seletiva Jergs x Cergs, na qual foi campeão dos 100m, com o tempo de 11,31s. A partir da classificação, o atleta, treinado pelo professor Kenji Fuke, será o representante estadual da modalidade nos jogos nacionais.

Do câmpus Pelotas, quatro estudantes participaram da final estadual: Iago Gomes, Gabriel Gomes, João Peverada e Vagner Mascarenhas Jr. Todos eles integraram a equipe do revezamento 4x100m, com a qual ficaram em quarto lugar nos Jogos. Nos 800m e 400m, o atleta Iago Gomes conquistou o terceiro e o segundo lugar na competição, respectivamente. Vagner, nos 200m e 100m, obteve a quarta e a terceira colocação. Na etapa regional, anterior à final estadual, o atleta Iago foi campeão nos 400m e 800m, assim como Vagner, que venceu os 100m e os 200m.

“Depois de muito treinar, os atletas foram coroados com esta classificação para o estadual, que sempre vem de muita dedicação, mesmo com as intempéries do tempo e o cansaço dos treinos mais luchados”, comenta o professor de educação física do câmpus Pelotas, Valdir Lacerda Jr, complementando que os atletas treinam três vezes por semana para as competições. O docente destaca ainda que o resultado, além de ser fruto de toda a dedicação dos estudantes, tem origem nas atividades proporcionadas aos alunos. “Tudo isso é reflexo de um trabalho mais amplo desenvolvido pelos professores de educação física do câmpus e são estas conquistas que gratificam todo um trabalho que se desenvolve há muito tempo”, destaca.

Do câmpus Bagé, quem levou o nome da instituição para os jogos estudantis mais conhecidos do estado foram os atletas Tiago Pereira Pinto, no salto em distância juvenil masculino, e Helena Priebe Pilon, no lançamento de dardo juvenil feminino. Na sua modalidade, Tiago alcançou a marca de 5,78m, ficando em quinto lugar na competição. Para se classificar à etapa estadual, o atleta alcançou 5,42m na etapa regional dos Jergs, resultado levemente abaixo de sua melhor marca, conquistada na fase anterior, da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em que saltou à distância de 5,51m. Já Helena conquistou a marca de 23,99m no lançamento de dardo, alcançando a sexta colocação. A sua melhor marca na modalidade, inclusive considerando os treinos, foi na etapa classificatória para a final estadual, quando alcançou a distância de 22,48m.

Para o professor de educação física do câmpus Bagé Tiago Hartwig, a chegada dos dois na final é resultado de um forte treinamento. “A Helena começou a treinar dardo conosco no câmpus, onde nos preparamos especificamente para os Jergs. E ela ter conquistado a melhor marca dela em uma competição, como foi no caso da etapa regional, mostra que ela é uma atleta realmente competitiva, pronta para aquele momento de adrenalina. O Tiago treina salto em distância há um bom tempo, desde o infantil, então estávamos treinando e adaptando muitas coisas no câmpus para ele, porque ele é muito comprometido, sério e concentrado”.

Passaporte para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude

Após o resultado final do estadual, foi realizada a seletiva para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude entre os finalistas dos Jergs, representantes das escolas públicas, e os finalistas do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs), representantes das escolas particulares. Na disputa entre os três primeiros colocados dos Jergs contra os três primeiros colocados do Cergs, teve dobradinha do IFSul: o atleta Leonardo Reiter, do câmpus Venâncio Aires, foi campeão da prova de 100m, com o tempo de 11,31s, seguido por Vagner, do câmpus Pelotas, com o tempo de 11,44s.

Assunto(s): atletismo , xadrez , jergs , ifsul