Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitor do IFSul participa do lançamento da Frente Gaúcha em Defesa dos institutos e universidades federais
Debate

Evento aconteceu no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa em Porto Alegre

• Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2017, 16h22
  • Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2017, 14h01

O reitor Flávio Nunes e alguns gestores do IFSul participaram na segunda (18) de um encontro denominado “A Educação no Desenvolvimento Regional” que teve por objetivo discutir a situação financeira enfrentada pelas instituições de ensino federais. O encontro aconteceu no Teatro Dante Barone na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Na oportunidade, foi lançada a Frente Gaúcha em Defesa das universidades e institutos federais.

O encontro também contou com a participação de dirigentes dos outros dois institutos federais do estado, o IFFar e o IFRS, além das universidades públicas gaúchas e de deputados estaduais, federais, e prefeitos que possuem câmpus em suas cidades.

Na ocasião, os dirigentes demonstraram preocupação em terminar o ano letivo,devido aos cortes feitos pelo Ministério da Educação, que variam de 15% a 40% nos investimentos.

Para Flávio Nunes, esse tipo de mobilização da sociedade gaúcha “é importante para que possamos mostrar aos nossos governantes nossa posição em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade”, destaca.

O reitor também ressaltou o apoio recebido da Assembleia Legislativa, através de diversos deputados federais, estaduais, de prefeitos, vereadores e de diversos setores da sociedade gaúcha. “Esse apoio contribui sobremaneira para que possamos continuar nessa luta para que os recursos previstos para este ano sejam liberados na sua integralidade, assim como garantir que tenhamos uma proposta orçamentária adequada para 2018 no projeto que está em discussão no Congresso Nacional”, finaliza.

Além do reitor, estiveram representando o IFSul, diretores de vários câmpus e da Reitoria, além de servidores e estudantes.