Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Pelotas: aluno da eletrônica é ouro na Olimpíada Gaúcha de Física
Conquista

Câmpus Pelotas: aluno da eletrônica é ouro na Olimpíada Gaúcha de Física

Luiz Eduardo Richardt de Azevedo conseguiu feito inédito e se classificou para a fase final da competição

• Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 14h20
  • Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2017, 14h20

O estudante Luiz Eduardo Richardt de Azevedo, do curso técnico integrado em eletrônica, conquistou medalha de ouro na edição 2017 da Olimpíada Gaúcha de Física (OGF). Com 75 pontos - o máximo eram 80 -, o jovem de 16 anos avançou à fase final da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), marcada para 7 de outubro, e fez história no câmpus Pelotas, ao conquistar um resultado, até então, inédito para a instituição.

Tímido e de poucas palavras, Luiz Eduardo talvez não faça ideia do tamanho de seu feito. Em seis anos de OGF, nunca um aluno do câmpus Pelotas havia chegado tão longe. Com passaporte carimbado para a fase final da OBF - quem participa da OGF está automaticamente inscrito na OBF -, ele será o único representante do IFSul e de Pelotas na competição. Ao todo, 47 gaúchos estão classificados para esta etapa, que terá provas teórica e experimental.

“Achei a segunda fase tranquila, mais fácil que a primeira. Foram cobrados conteúdos em que eu geralmente me saio bem, como hidrostática, óptica, dinâmica e gravitação”, afirmou o estudante, um apaixonado pela área das exatas. Tanto que seu sonho profissional é se formar em engenharia aeronáutica. Por isso, tem planos de prestar vestibular para ingresso no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) ou Instituto Militar de Engenharia (IME).

Essa é a primeira participação de Luiz Eduardo na OGF/OBF. No ano passado, ele estreou na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e conquistou uma menção honrosa.

Assunto(s): olimpiada de fisica