Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Mediação de leitura foi tema de evento realizado pelo câmpus Camaquã na Feira do Livro de Porto Alegre
Início do conteúdo da página
literatura

Mediação de leitura foi tema de evento realizado pelo câmpus Camaquã na Feira do Livro de Porto Alegre

Atividade, realizada em parceria com a Câmara Rio-grandense do Livro, reuniu professores, bibliotecários e pessoas ligadas à temática

  • Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2017, 07h51
  • Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2017, 07h51

Quem passa pela Feira do Livro de Porto Alegre, um dos maiores eventos literários do sul do país, depara-se com uma ampla programação de atividades. E entre essas atividades, estava o 1º encontro de Práticas de Mediação de Leitura, promovido por meio de uma parceria entre o câmpus Camaquã e a Câmara do Livro. A atividade, que reuniu professores, bibliotecários e pessoas ligadas à temática, foi realizado nessa quarta-feira (15).

A programação do evento, realizada ao longo de todo o dia, foi pensada como espaço de formação e de troca de experiências. Pela manhã, a escritora Mary Ange, que veio de São Paulo para o evento, palestrou sobre as possibilidades de recontar o mundo por meio da leitura e da escrita. Em seguida e até o final do dia, dez comunicações orais e apresentações de pôsteres integraram a programação. Mais de cem pessoas, vindas de diferentes cidades do estado, especialmente da Região Metropolitana, inscreveram-se para o evento.

De acordo com a professora do câmpus Camaquã e organizadora do evento, Sandra Salenave, as propostas de apresentação foram avaliadas previamente e abrangeram diversas áreas de atuação, promovendo o diálogo entre a literatura e sua relação com diferentes áreas. Segundo ela, a proposta de realizar essa troca de experiências permitiu aos participantes “refletir sobre a literatura em diversos níveis do conhecimento – anos iniciais, anos finais, Ensino Médio – e também sobre a realidade escolar, como, por exemplo, uma proposta para o trabalho com a literatura para alunos surdos”.

Com uma avaliação positiva das atividades após o evento, Sandra conta que os participantes já demonstraram interesse em fazer parte de outros eventos como esse. “A principal contribuição do encontro foi a divulgação de ideias tão diferentes para a promoção do hábito de leitura e a troca de experiências entre os mediadores, e consequentemente, as reflexões sobre a temática e o estabelecimento de novas parcerias a partir deste encontro”, comenta Sandra.

Evento é resultado de um trabalho consolidado na área da literatura

A proposta para a formação na 63ª Feira do Livro ocorreu por meio da parceria entre o projeto “Traçando o Perfil do Leitor” e a Câmara Rio-Grandense do Livro. Sandra comenta que a ideia de realizar o evento na programação da Feira veio da professora Ana Paula Cecato, representante da Câmara, que participou como palestrante de uma das ações do projeto no câmpus e realizou uma formação de professores, gestores e bibliotecários de Camaquã e microrregião sobre a mesma temática.

registrado em:
Fim do conteúdo da página