Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Mediação de leitura foi tema de evento realizado pelo câmpus Camaquã na Feira do Livro de Porto Alegre
literatura

Atividade, realizada em parceria com a Câmara Rio-grandense do Livro, reuniu professores, bibliotecários e pessoas ligadas à temática

• Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2017, 07h51
  • Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2017, 07h51

Quem passa pela Feira do Livro de Porto Alegre, um dos maiores eventos literários do sul do país, depara-se com uma ampla programação de atividades. E entre essas atividades, estava o 1º encontro de Práticas de Mediação de Leitura, promovido por meio de uma parceria entre o câmpus Camaquã e a Câmara do Livro. A atividade, que reuniu professores, bibliotecários e pessoas ligadas à temática, foi realizado nessa quarta-feira (15).

A programação do evento, realizada ao longo de todo o dia, foi pensada como espaço de formação e de troca de experiências. Pela manhã, a escritora Mary Ange, que veio de São Paulo para o evento, palestrou sobre as possibilidades de recontar o mundo por meio da leitura e da escrita. Em seguida e até o final do dia, dez comunicações orais e apresentações de pôsteres integraram a programação. Mais de cem pessoas, vindas de diferentes cidades do estado, especialmente da Região Metropolitana, inscreveram-se para o evento.

De acordo com a professora do câmpus Camaquã e organizadora do evento, Sandra Salenave, as propostas de apresentação foram avaliadas previamente e abrangeram diversas áreas de atuação, promovendo o diálogo entre a literatura e sua relação com diferentes áreas. Segundo ela, a proposta de realizar essa troca de experiências permitiu aos participantes “refletir sobre a literatura em diversos níveis do conhecimento – anos iniciais, anos finais, Ensino Médio – e também sobre a realidade escolar, como, por exemplo, uma proposta para o trabalho com a literatura para alunos surdos”.

Com uma avaliação positiva das atividades após o evento, Sandra conta que os participantes já demonstraram interesse em fazer parte de outros eventos como esse. “A principal contribuição do encontro foi a divulgação de ideias tão diferentes para a promoção do hábito de leitura e a troca de experiências entre os mediadores, e consequentemente, as reflexões sobre a temática e o estabelecimento de novas parcerias a partir deste encontro”, comenta Sandra.

Evento é resultado de um trabalho consolidado na área da literatura

A proposta para a formação na 63ª Feira do Livro ocorreu por meio da parceria entre o projeto “Traçando o Perfil do Leitor” e a Câmara Rio-Grandense do Livro. Sandra comenta que a ideia de realizar o evento na programação da Feira veio da professora Ana Paula Cecato, representante da Câmara, que participou como palestrante de uma das ações do projeto no câmpus e realizou uma formação de professores, gestores e bibliotecários de Camaquã e microrregião sobre a mesma temática.