Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul participa de discussões do Fórum Social Mundial da População Idosa em Porto Alegre
Cidadania

Reitoria do instituto esteve representada na mesa de abertura do evento e, na oportunidade, uma publicação com as experiências do curso de cuidador de idosos foi lançada

• Publicado: Quinta, 25 de Janeiro de 2018, 10h17
  • Última atualização em Quinta, 25 de Janeiro de 2018, 10h17

Cinco dias de atividades com uma temática central: o papel do idoso na sociedade. O Fórum Social Mundial da População Idosa começou na segunda-feira e vai até a próxima sexta, em Porto Alegre. Saúde, previdência, mobilidade, qualidade de vida, autonomia e uma série de outros assuntos que perpassam as discussões sobre aqueles que já cruzaram a linha dos 60 anos serão debatidos. E o IFSul participa ativamente dessas atividades, mantendo o compromisso, como instituição pública de educação, de levar para além dos muros da instituição a ideia de uma sociedade mais justa e igualitária.

O contexto do fórum é não apenas o de sociedades em que cada vez mais cresce o número de pessoas mais velhas em relação a outras faixas etárias, mas também um contexto de precarização das condições de vida dessas populações. Essas preocupações marcaram as falas das principais autoridades que compuseram a mesa de abertura do evento. O senador Paulo Paim, por exemplo, destacou os ataques feitos no último ano à previdência social no Brasil, justamente em um contexto de envelhecimento da população. De acordo com dados do IBGE, estima-se que em 2050 o país conte com 64 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Em 2016 esse número não chegava a 30 milhões.

De acordo com a pró-reitora de Extensão do IFSul, Gisela Loureiro Duarte, como instituição de ensino o instituto tem o dever não apenas de preparar seus estudantes em sua formação técnica, mas também cidadã. “Dentro da ideia de valorização do ser humano, é importante também que os jovens aprendam a conviver e valorizar os idosos, sabendo que vão um dia viver essa realidade”, comenta a pró-reitora, que representa o reitor Flávio Nunes no evento.

Gisela destaca, entre as diversas atividades do Fórum, o Seminário Cidade Amiga do Idoso, que apresenta um projeto de transformar Porto Alegre em uma cidade mais acessível e mais acolhedora para a população com mais de 60 anos. “É importante que estejamos participando dessas discussões porque Pelotas já está se preparando para se tornar uma cidade amiga do idoso e o IFSul tem muito a contribuir nesse processo”, explica. A atividade aconteceu na quarta-feira (24).

Distribuição e autógrafo de publicações referentes à temática do idoso

Além das discussões propostas pelas autoridades presentes, após a cerimônia de abertura, que aconteceu no auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, houve sessões de autógrafos e distribuição de publicações relacionadas ao tema. Entre elas, o Estatuto do Idoso e alguns livros do senador Paulo Paim sobre as mudanças propostas no sistema previdenciário brasileiro, entre as mais procuradas.

O IFSul distribuiu uma revista com o histórico do curso de cuidador de idosos, realizado através dos programas Pronatec e Mulheres Mil, entre os anos de 2013 e 2015. A publicação foi elaborada pelas servidoras Ligia Maciel e Fátima Insaurriaga, do câmpus Pelotas, que coordenaram o Programa Mulheres Mil na unidade. Elas ministraram ainda uma oficina no Fórum, também na quarta-feira, sobre o curso FIC de cuidador de idosos.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, o curso deve voltar a ser oferecido pelo IFSul, haja vista a urgência de formação de mais profissionais capacitados na área. Como os programas que o mantinham deixaram de ter aporte de verbas pelo governo, o instituto irá buscar seu financiamento com recursos internos. A ocupação de cuidador de idosos é regulamentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Assunto(s): FSM , População idosa , Proex