Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para 4ª Movaci iniciam-se nesta sexta-feira

Inscrições para 4ª Movaci iniciam-se nesta sexta-feira

Projetos poderão ser apresentados nas modalidades pôster ou estande

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quinta, 16 de Julho de 2015, 11h26
  • Última atualização em Quinta, 16 de Julho de 2015, 11h27

Estarão abertas, a partir desta sexta-feira (18), as inscrições de projetos para a 4ª edição da Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (Movaci), que acontece de 23 a 25 de setembro, no pavilhão de eventos São Sebastião Mártir, em Venâncio Aires. Estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e superior de escolas da região e do estado podem se inscrever até dia 22 de agosto, pelo site do câmpus.

Promovida pelo câmpus Venâncio Aires, a Movaci tem como objetivo fomentar e difundir entre os professores e alunos da educação o desenvolvimento de pesquisas dentro das instituições de educação básica, abrangendo aspectos culturais e de inovação tecnológica, bem como a aproximação da comunidade com o instituto.

Em sua quarta edição, a apresentação de projetos será dividida em duas modalidades: estande e pôster. Na primeira, serão selecionados 120 projetos e os expositores deverão estar presentes durante todo o evento. Já na segunda, 40 projetos serão escolhidos, procurando atender, especialmente, os estudantes que não têm disponibilidade de comparecer nos três dias do evento. Para os inscritos na categoria pôster, não haverá avaliação e exposição durante a manhã do dia 24 de setembro. A inscrição conta com 15 eixos temáticos.

A mostra integra a Semana da Inovação de Venâncio Aires, criada em 2014, cujo objetivo é pensar e visualizar os negócios de forma diferenciada.  Com uma semana dedicada ao conhecimento, serão abordados conceitos como a inovação e o empreendedorismo de boas ideias. O coordenador da Movaci, Itamar Luís Hammes, confirma que a parceria com entidades fortalece os ideais da comunidade. “Nossa intenção é mobilizar estudantes, professores e gestores em torno da necessidade de se movimentar em busca da criatividade e da inovação, incentivando e divulgando os projetos culturais, científicos e tecnológicos mais relevantes”.

Além da apresentação e exposição de projetos, a 4ª Movaci contará com dois dias dedicados ao 3º Seminário Saberes Docentes, com a finalidade de apoiar a formação de professores da educação básica, promovendo a integração com o meio científico e cultural local. Nos outros três dias, será aberta a mostra de trabalhos.

Programação

Entre as atrações do evento, o radialista, apresentador e colunista Marcos Piangers, palestrará sobre o tema “Inovação e criatividade:  uma espiada no futuro”.  A mostra também abordará os novos conceitos de educação, com palestra da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Clarice Salete Traversini. Além disso, está previsto um diálogo sobre a inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas, questões étnico-raciais, desigualdades sociais, gênero e diversidade sexual.

Eixos temáticos da 4ª Movaci

Categorias: Fundamental I (1º ao 5º anos), Fundamental II (6º ao 9º anos), Ensino Médio, Técnico e Superior.

Eixos temáticos:

Ciências da Natureza e suas tecnologias;