Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Jogos Intercâmpus chegam ao fim contabilizando mais de 400 atletas participantes
Início do conteúdo da página
esporte

Jogos Intercâmpus chegam ao fim contabilizando mais de 400 atletas participantes

Última etapa da competição contou com premiação nas modalidades de xadrez, futsal, vôlei de quadra e de praia, futebol de campo e handebol

  • Publicado: Sexta, 22 de Junho de 2018, 09h39
  • Última atualização em Segunda, 25 de Junho de 2018, 23h43

Com uma participação recorde de 12 câmpus do instituto, a maior competição esportiva do IFSul chegou ao fim nesta quinta-feira (21). Após cinco dias de disputas em nove modalidades, os Jogos Intercâmpus se encerraram em clima de comemoração e confraternização entre os participantes. Neste ano, mais de 400 estudantes e professores da área de educação física estiveram em Pelotas para representar as suas unidades na competição.

Somando-se aos resultados já definidos na semana anterior, a última etapa dos jogos foi de decisão em diferentes modalidades. Além do ouro no Intercâmpus, a vitória na competição é o passaporte para a fase sul-brasileira dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs). No futebol de campo masculino, xadrez, handebol feminino e masculino e vôlei de quadra masculino, o primeiro lugar ficou com o câmpus Pelotas. No futsal feminino, foi a equipe do câmpus Pelotas-Visconde da Graça que levou o troféu de campeã. Já o ouro do vôlei de praia ficou com a dupla do câmpus Charqueadas. Confira, no final da matéria, a lista dos três primeiros colocados em cada modalidade de equipe, além dos resultados do xadrez.

LEIA TAMBÉM: Premiações e finais entre equipes marcaram o segundo dia dos Jogos Intercâmpus

>>> Acesse os álbuns com fotos da competição e das premiações

Levando o nome do IFSul para o sul-brasileiro

Comemorando o pentacampeonato, as meninas do câmpus Pelotas-Visconde da Graça levaram para casa mais um troféu da competição. Apesar de acumular bons resultados, a equipe encara cada jogo como um desafio único. “Estamos muito felizes com o troféu, porque sempre entramos em quadra com muita humildade e lutando pelo resultado”, comenta a estudante Samara Bierhals, que atribui a vitória a uma preparação que dura o ano inteiro.

Além da preparação intensa para os jogos, a equipe feminina de handebol do câmpus Pelotas destaca a composição do time como um fator importante para o resultado. De acordo com Pietra Corrêa, Jade Guimarães e Luiza Martins, a equipe treina junto há bastante tempo, o que, além de trazer experiência, estreita a união e a amizade. Para elas, a oportunidade de se classificarem para os JIFs tem um significado ainda mais especial neste ano, já que será o último nos jogos para muitas das atletas.

O estudante Marsel Costa de Souza também é veterano nos jogos. Vestindo a camisa do câmpus Pelotas no vôlei de quadra pelo terceiro ano consecutivo, o atleta afirma que é uma grande honra para a equipe ir para o sul-brasileiro representando não apenas o seu câmpus, mas toda a instituição. “É uma responsabilidade muito maior agora para o time, mas estamos muito felizes e focados”, comenta.

Quando o esporte vira paixão

Levando o troféu de vice-campeã pela primeira vez, a equipe de handebol feminino do câmpus Sapiranga não conseguiu conter a emoção – e algumas lágrimas de felicidade - durante a entrega das medalhas. Com sorrisos estampados no rosto, as meninas comentam que, mesmo sem infraestrutura para a prática, o time se dedicou muito para o resultado inédito. “Treinamos todos os sábados às 7h da manhã e muitas das meninas vêm de outras cidades para treinar”, relembram as estudantes Melany Vidal, Melissa Botão e Danielle Feijó. Elas comentam que participar dos jogos é uma grande diversão e aprendizado e que, para o próximo ano, a meta é chegar ainda mais longe.

Se uma boa classificação nos Jogos já é motivo de alegria para um atleta, o que dizer quando uma importante conquista pessoal é advinda do esporte? Competidor do xadrez, o estudante Asafe Rodrigues conta que conquistou o seu primeiro emprego, em uma escola particular de Pelotas, graças à modalidade. Lá, ele é professor de xadrez, atividade com a qual já está acostumado, pois também dá aulas sobre a modalidade duas vezes por semana no câmpus Pelotas, ajudando alunos iniciantes a entenderem melhor as estratégias do jogo.

Saiba mais - Os Jogos Intercâmpus são classificatórios para a etapa sul-regional do JIF, em que atletas de todos os institutos federais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná disputam vaga para a fase nacional da competição. O JIF da região sul será entre os dias 21 e 24 de agosto em Novo Hamburgo/RS. Já a etapa nacional do JIF será em Fortaleza/CE entre os dias 16 e 21 de outubro.

 

Confira os resultados da última etapa dos Jogos:

 

Vôlei de praia masculino

1º – Câmpus Charqueadas

2º – Câmpus Venâncio Aires

3º – Câmpus Camaquã

 

Futsal feminino

1º – Câmpus Pelotas-Visconde da Graça

2º – Câmpus Venâncio Aires

3º – Câmpus Pelotas

 

Futebol de campo

1º – Câmpus Pelotas

2º – Câmpus Pelotas-Visconde da Graça

3º – Câmpus Charqueadas

 

Handebol feminino

1º – Câmpus Pelotas

2º – Câmpus Sapiranga

3º – Câmpus Charqueadas

 

Handebol masculino

1º – Câmpus Pelotas

2º – Câmpus Sapucaia do Sul

3º – Câmpus Bagé

 

Vôlei de quadra masculino

1º – Câmpus Pelotas

2º - Câmpus Charqueadas

2º – Câmpus Santana do Livramento

 

Xadrez geral

1º – Câmpus Pelotas

2º – Câmpus avançado Jaguarão

 

Xadrez individual masculino (classificam-se para o sul-brasileiro os quatro primeiros colocados)

1º – Darlan Rocha (Pelotas)

2º – Asafe Rodrigues (Pelotas)

3º – Pedro Ayres (Pelotas)

4º – João Pedro Cardoso (Pelotas-Visconde da Graça)

 

Xadrez individual feminino (classificam-se para o sul-brasileiro as quatro primeiras colocadas)

1º – Vitoria Schein (Pelotas)

2º – Mariana Souza (Pelotas)

3º – Ritiane da Silva (Sapiranga)

4º – Ângela Luz (Bagé)

registrado em:
Assunto(s): ifsul , esporte , intercâmpus , jiifsul , jif , jifs
Fim do conteúdo da página