Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitor do IFSul é um dos representantes do Conif em grupo de trabalho sobre diretrizes curriculares nacionais
rede federal

Flávio Nunes representará o Conif nas discussões sobre o tema junto ao Conselho Nacional de Educação (CNE)

• Publicado: Terça, 26 de Fevereiro de 2019, 14h34
  • Última atualização em Terça, 26 de Fevereiro de 2019, 14h34

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) criou um grupo de trabalho (GT) para acompanhar e fazer proposição ao texto que estabelece as diretrizes curriculares para a educação profissional e tecnológica. A equipe – formada por três membros e que conta com o reitor do IFSul, Flávio Nunes, entre os representantes – vai priorizar o esclarecimento do marco legal do Ensino Médio em relação à Rede Federal e a elaboração das diretrizes nacionais nos eixos tecnológicos.

O protagonismo da Rede Federal na elaboração do documento era uma reivindicação antiga do colegiado ao Conselho Nacional de Educação (CNE). Na quarta-feira (20), o relator do documento no CNE, Rafael Lucchesi, participou da 92ª Reunião Ordinária do Conif, onde apresentou detalhes da minuta das diretrizes e sanou dúvidas.

A proposta do Conselho, segundo Lucchesi, é atualizar as diretrizes curriculares vigentes. “Entre as várias medidas propostas está a de simplificar o processo de revisão do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, a deixando menos engessada. Vamos ter que construir um texto que respeite as especificidades de cada instituição”, ressaltou o relator.

Escolhido para ser um dos representantes do Conif no GT, Flávio Nunes destaca que este será um importante espaço para defender a posição do Conselho sobre o tema. “Conseguimos abrir um diálogo com a relatoria da proposta no CNE e isso nos ajuda a defender o interesse dos institutos federais na oferta do ensino médio integrado”, comenta o gestor. De acordo com Flávio, Lucchesi mostrou-se aberto a considerar as alterações de texto propostas pelo Conif em relação aos trechos do documento que versam sobre o tema do ensino médio integrado.

O presidente recém-empossado do Conif, Jerônimo Rodrigues da Silva, será um dos principais interlocutores da Rede Federal nesse processo e deve atuar em parceria com o relator. “Estamos em um momento de diálogo. Acho que avançamos e vamos contribuir com a elaboração de um texto que represente nossas instituições. Não é possível criar uma diretriz sem, ao menos, ouvir a Rede Federal”, afirmou Jerônimo.

O prazo de discussão do texto ainda não foi definido e deve contar com a participação de outras instituições.

* Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif