Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Experiência binacional do IFSul integrará estudo comparativo entre quatro países do Mercosul
Início do conteúdo da página
internacional

Experiência binacional do IFSul integrará estudo comparativo entre quatro países do Mercosul

Caso do instituto representará o Brasil em pesquisa sobre a educação tecnológica não-universitária

  • Publicado: Quinta, 28 de Fevereiro de 2019, 14h28
  • Última atualização em Quinta, 28 de Fevereiro de 2019, 14h28

A oferta de cursos binacionais no IFSul poderá ser modelo para outros países. Isso porque o IFSul é a única instituição brasileira participante de um importante estudo internacional envolvendo quatro países do Mercosul. Voltado a identificar as características da educação não-universitária ofertada após o ensino médio no Brasil, no Uruguai, no Chile e no Paraguai, o projeto de pesquisa financiado pela Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) da Argentina encerrou, nesta semana, na Reitoria, o ciclo de entrevistas no IFSul.

Por se tratar de um estudo comparativo, a pesquisa pretende apresentar as especificidades da oferta de educação tecnológica não-universitária em cada país participante por meio da análise dos dados coletados e das entrevistas realizadas. No Brasil, o estudo de caso foi realizado a partir da experiência de oferta dos cursos subsequentes binacionais do câmpus Santana do Livramento.

“O caso do IFSul é único dentro da pesquisa, pois disponibiliza cursos que integram dois países ao redor da educação”, comentou a organizadora do estudo da OEI Argentina, Nancy Montes. Após conversar com o reitor do IFSul, Flávio Nunes, a pesquisadora encerrou a série de entrevistas na instituição, que incluiu conversas com dirigentes da Reitoria e do câmpus Santana do Livramento, além de professores, estudantes, gestores públicos e comunidade.

De acordo com Nancy, a pesquisa, que teve início em julho do ano passado, deve ser finalizada até o começo de 2020. Com a conclusão do estudo, a pesquisadora espera aportar a divulgação científica sobre o tema. “Nosso objetivo com o estudo é conhecer essa mecânica de trabalho e visibilizar dentro do Mercosul os modos de funcionamento desses cursos técnicos”, ressalta. Uma das responsáveis por mediar a realização do trabalho de pesquisa no IFSul, a professora Myriam Siqueira da Cunha complementa que os resultados da pesquisa também poderão subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas educacionais comuns para os países participantes.

Saiba mais

A pesquisa – Realizada dentro do Mercosur Educativo, a pesquisa “A oferta de educação terciária tecnológica – caracterização dos modelos de gestão institucional a partir de estudos comparativos” busca realizar um estudo que caracterize a oferta de educação superior tecnológica nos países participantes do projeto. A proposta tem o objetivo de fornecer insumos para a construção de uma agenda regional de políticas educacionais para o tema.

Experiência binacional do IFSul – Com uma parceria que já dura mais de uma década, o IFSul oferece cursos binacionais nos câmpus Santana do Livramento e Jaguarão a alunos brasileiros e uruguaios. Por meio da parceria binacional, realizada em convênio com a Universidade do Trabalho do Uruguai (UTU) e a Universidade Tecnológica do Uruguai (Utec), os estudantes têm a sua formação técnica reconhecida nos dois países.

registrado em:
Fim do conteúdo da página