Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > “Cartunistas pela liberdade” segue em cartaz até o dia 29
Início do conteúdo da página
cultura

“Cartunistas pela liberdade” segue em cartaz até o dia 29

Exposição que trabalha temas como liberdade, direitos humanos e democracia está em exibição no saguão do câmpus Pelotas

  • Publicado: Quarta, 20 de Março de 2019, 08h35
  • Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2019, 08h35

Quem ainda não viu a exposição “Cartunistas pela liberdade”, montada desde fevereiro no saguão do câmpus Pelotas, terá agora até o dia 29 de março para apreciar uma rica seleção de materiais sobre liberdade, direitos humanos e democracia.

Até lá, o público poderá conferir uma série de capas da Revista Ilustrada, jornal publicado pelo criador das histórias em quadrinhos, o ítalo-brasileiro Ângelo Agostini, e também uma coletânea de capas do Pasquim, que completa 50 anos de sua primeira publicação.

Recentemente, a exposição esteve na 46ª Feira do Livro da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) com cartuns, charges e tirinhas, também versando sobre liberdade, direitos humanos e democracia, além de sessões de autógrafos com cartunistas e o bate-papo "Humor e Liberdade", realizado no meio da feira e transmitido ao vivo pela rádio do evento.

“A exposição veio pra Rio Grande integrando o 3º Espraiar do Cartum Gaúcho, evento realizado pelo coletivo de publicações independentes Usina das Artes, Furg e Grafistas Associados do Rio Grande do Sul (Grafar)”, ressalta Wagner Passos, coordenador de atividades culturais do câmpus Pelotas e um dos organizadores da exposição na unidade do IFSul.

“O primeiro Espraiar aconteceu no verão de 2005 e a segunda edição, no verão de 2006, em parceria com o ArtEstação. Treze anos depois o encontro ocorreu novamente, trazendo para a 46ª Feira do Livro da Furg esta exposição”, completa Passos, que é cartunista e também marcou presença no Espraiar deste ano.

Segundo ele, quem conheceu o jornal O Pasquim vivenciou um dos períodos mais criativos e de maior potência do humor gráfico brasileiro. Diversos cartunistas se revezavam entre as principais charges e cartuns do país, entre eles, os gaúchos Santiago e Edgar Vasques, que participaram do 3º Espraiar do Cartum Gaúcho, em Rio Grande.

Time de peso

Participaram do 3º Espraiar do Cartum Gaúcho os cartunistas de Porto Alegre: Eugênio Neves, Hals, Bier, Schröder, Rafael Corrêa, Santiago e Edgar Vasques; de Santa Maria: Máucio e Byrata; de Santa Cruz: Gil Kipper; de Pelotas,André Macedo, Vicente, Jonas Fernando, Alessandro Flores e Zé Darci; de Rio Grande: Alisson Affonso, Everton Cosme, Lorde Lobo, Maíra Colares, Marcelo Calheiros, Rodrigo Romeu, Luciano Lima e Wagner Passos; e vindo de Florianópolis, com participação especial, o cartunista Alexandre Beck, criador do personagem Armandinho. Além da participação na exposição de Ângela Biegler, Vicente e Rodrigo Rosa, de Porto Alegre, e Ronaldo, de Vacaria, com homenagem especial a Renato Canini, que viveu em Pelotas e foi o desenhista do personagem Zé Carioca no Brasil.

registrado em:
Assunto(s): cultura , arte , pelotas , ifsul
Fim do conteúdo da página