Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Novas ações internacionais são definidas na Europa

Novas ações internacionais são definidas na Europa

Missão técnica, que começou na semana passada, inclui Portugal, França e Finlândia

• Publicado: Quarta, 23 de Setembro de 2015, 12h52
  • Última atualização em Quinta, 24 de Setembro de 2015, 16h05

Com o objetivo de conhecer o sistema educacional da Finlândia, que possui excelência reconhecida na área da educação profissional, desenvolvimento regional e colaboração entre empresas locais, bem como em formação de professores, o reitor do IFSul, Marcelo Bender, está participando de uma missão técnica com o Conselho Nacional de Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Conif) nesse país, até o dia 25 de setembro.

A missão também busca discutir os primeiros resultados do programa Professores para o Futuro e ampliar parcerias que beneficiem tanto alunos, quanto servidores.

Nessa segunda-feira (21), Bender e os demais membros da comitiva acompanharam a abertura do evento em Helsinki, no Conselho Nacional de Educação Finlandês. O diretor geral do Departamento de Ensino Superior e de Política Científica, do Ministério da Educação e Cultura da Finlândia, Tapio Kosunen, fez a saudação de abertura.

Durante a manhã, foram apresentados o sistema de educação finlandês e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil, promovendo um espaço para debate.

À tarde, o embaixador do Brasil na Finlândia, Antônio Francisco da Costa e Silva Neto, atuou como moderador em uma mesa redonda que abordou vários programas em comum entre os dois países.

Na sequência, estão previstas visitas às faculdades de ciências aplicadas e a duas universidades que recepcionaram, no ano passado, dois professores do IFSul, Giani Bohm, do campus Pelotas, na Häme University e Daniel Beck, do campus Passo Fundo, na Tampere University.

O Conif e a Conferência de Reitores de Universidades de Ciências Aplicadas da Finlândia discutirão, até o final da semana, uma proposta de acordo para dar continuidade às ações que foram iniciadas com o programa “Professores para o Futuro” pela Setec\MEC, que está promovendo o intercâmbio de professores na Finlândia por aproximadamente cinco meses.

Acompanham o reitor, o diretor de desenvolvimento institucional, Mauro Cunha e a diretora de relações internacionais do IFSul, Lia Pachalski. Além do IFSul, a delegação é composta de reitores acompanhados de gestores e assessores internacionais das instituições da Rede Federal e um representante do Ministério da Educação.

Ações na França e Portugal

Na semana anterior, o reitor do IFSul visitou os três liceus franceses envolvidos com o projeto da indústria eletrônica, em desenvolvimento desde 2010, e conheceu o trabalho realizado na França. Bender propôs ampliação da parceria existente, principalmente nas áreas de energias renováveis e ecoconstrução.

O reitor visitou também as instituições École de Mines d´Alès e o Institut Français de Mécanique Avancée, onde, pelo programa Capes/Brafitec, alunos do IFSul já frequentam aulas. Durante a visita a esse último instituto, foi assinado o acordo que amplia as vagas de mobilidade, considerando que a instituição francesa passa por uma fusão com a Faculdade de Química local e, desta forma, o IFSul poderá enviar também alunos dessa área para o programa Brafite/Capes nos próximos semestres.

Em Portugal, na cidade do Porto, a delegação conheceu os principais cursos do Instituto Politécnico do Porto, nas áreas de Engenharia, Administração e Hotelaria, ratificou o acordo assinado em 2014, com a oferta de vagas para servidores realizarem curso de Mestrado em Educação, cujo edital 2015/2016 encontra-se aberto para inscrições.

O instituto português apresentou a Factory Design, um espaço especial para alunos desenvolverem projetos aplicados, numa espécie de pré incubação de ideias.