Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFSul são premiados em olimpíada de matemática dos institutos federais
EVENTO

A olimpíada é um momento importante de integração entre estudantes e professores da Rede Federal e, nesta edição, mobilizou mais de 10 mil estudantes

• Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2019, 11h41
  • Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2019, 13h40

Dois estudantes do ensino médio do IFSul foram premiados na segunda fase da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais. Pedro Henrique Gregory Schossler, estudante do câmpus Lajeado, ganhou uma medalha de ouro e Caroline Beatriz de Mello, do câmpus avançado Novo Hamburgo, recebeu menção honrosa. Eles competiram com estudantes do Brasil inteiro. Os dois viajaram acompanhados pelo chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depex) do câmpus Lajeado, o professor Malcus Cassiano Kuhn. Segundo o professor, a Olimpíada é um momento importante de integração da Rede Federal. “Possibilita que os estudantes ampliem seus conhecimentos e tenham contato com estudantes de outros câmpus do Brasil. Também é uma oportunidade de troca de ideias entre professores de matemática da Rede Federal”, observa.

Na primeira fase da competição, participaram mais de 10 mil estudantes da Rede Federal. Sendo que 226 estudantes realizaram a prova da segunda fase, composta por cinco questões dissertativas. Além da prova, durante o evento, estudantes e professores participaram de oficinas, palestras e atividades culturais.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif) é uma competição de matemática direcionada a estudantes do ensino técnico integrado de nível médio das instituições da Rede Federal.

A competição é realizada em duas etapas: a primeira ocorre na escola do candidato e a segunda em um dos câmpus da Rede Federal. Em 2019, a segunda fase foi sediada pelo câmpus Campos Centro do IFFluminense, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, de 20 a 22 de setembro.

As provas são elaboradas por professores da Rede Federal brasileira, que fomentam um banco de questões. Para a 2ª fase, foi estabelecido um critério de seleção e foram escolhidos pelo menos um estudante de cada campus participante, além dos estudantes que acertaram mais de 20 das 30 questões da prova da 1ª fase.

Para mais informações, acesse o site do evento.