Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto do IFSul voltado ao auxílio de estudantes com depressão participa de feira científica em Abu Dhabi
Início do conteúdo da página
reconhecimento internacional

Projeto do IFSul voltado ao auxílio de estudantes com depressão participa de feira científica em Abu Dhabi

O trabalho, desenvolvido no câmpus Sapucaia do Sul, foi apresentado na Milset Expo-Science International (ESI) pela estudante Aléxia Pereira

  • Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2019, 11h51
  • Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2019, 11h53

Quando Aléxia Pereira e Paula Severo começaram seu trabalho de conclusão do curso técnico em Informática no ano passado, elas não imaginavam quão longe poderiam chegar. Na semana passada, Aléxia esteve na Milset Expo-Science International (ESI) em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, apresentando o projeto que ela e Paula desenvolveram.

A ESI é um evento dedicado exclusivamente à criatividade científica de jovens aspirantes a cientistas do mundo todo. A edição de 2019 ocorreu de 22 a 28 de setembro e contou com cerca de 600 projetos de estudantes de mais de 50 países. Do IFSul, outro projeto também esteve no evento: trata-se do Tabus, do câmpus Camaquã (confira).

Sobre sua participação na ESI Aléxia afirma “minha experiência foi ótima! Nunca tinha saído do país e poder fazer isso para um destino tão lindo em nome da ciência é uma oportunidade maravilhosa, além de todas as pessoas incríveis de tantos lugares diferentes que tive o prazer de conhecer”.

O projeto Phoenix desenvolvido por Paula e Aléxia consiste em uma plataforma para auxílio da comunicação de adolescentes com depressão. Foi orientado pelo professor Rodrigo Remor e coorientado pela coordenadora do curso técnico em Informática, professora Vêronica Machado, que ressaltou a importância de um trabalho produzido na educação básica chegar até uma exposição tão relevante, “ainda mais trazendo uma temática social cuja discussão é necessária”.

Antes de chegar a Abu Dhabi, o Phoenix foi premiado em várias feiras de ciências ao longo de 2018 e, em dezembro, na Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí (MCTEA), obteve o credenciamento para a ESI 2019.

Aléxia revelou que continuará investindo em sua carreira na área de Tecnologia da Informação – TI. Atualmente, ela está cursando Engenharia de Software e trabalhando como desenvolvedora em uma empresa de TI. Paula está estudando Design e também estagiando em uma empresa de TI. Aléxia afirma que o sonho das duas para o projeto Phoenix é poder colocá-lo em produção e assim ajudar adolescentes com depressão.

Por Comunicação Social do câmpus Sapucaia do Sul

registrado em:
Assunto(s): internacional , abu dhabi , esi
Fim do conteúdo da página