Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Encceja: veja como solicitar a emissão do certificado pela internet
Início do conteúdo da página
CERTIFICAÇÃO

Encceja: veja como solicitar a emissão do certificado pela internet

A ferramenta para solicitar a emissão on-line do certificado de conclusão do ensino médio ou da declaração parcial de proficiência já está disponível

  • Publicado: Quarta, 22 de Janeiro de 2020, 12h05
  • Última atualização em Quinta, 23 de Janeiro de 2020, 09h35

Os candidatos que indicaram algum câmpus do IFSul como unidade certificadora do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), já podem fazer a solicitação do documento pela internet. A ferramenta está disponível apenas pelo computador, não podendo ser feita via smartphone.

MAS ATENÇÃO! Para fazer a solicitação acesse o link: suap.ifsul.edu.br e procure no menu ( que está à esquerda da tela)  o link  “Certificação Enem/Encceja” .  

 

 

Veja o passo a passo abaixo de forma detalhada:

 

 

 1) Após acessar o site,  aparecerá esta tela. Clique na opção que consta NO MENU À ESQUERDA, “Certificação Enem/Encceja”  (veja a figura abaixo).

 

 

2) Uma nova tela será aberta.  Informe o número do seu CPF e um e-mail para receber instruções  a respeito da posterior impressão do documento.

 

 

 

 A partir daí,  é preciso ficar atento às orientações que serão recebidas por e-mail. Recomenda-se que o candidato inclua o e-mail nao-responder@suap.ifsul.edu.br em seus contatos para evitar que as mensagens enviadas pelo sistema caiam na caixa de spam.

 - O candidato receberá uma notificação através do e-mail informado, confirmando a solicitação do certificado ou da declaração parcial de proficiência.

- Após o processamento da solicitação, que deverá ocorrer em até dois dias, será enviada uma nova notificação na qual será informado o status “aguardando impressão” do certificado ou da declaração. Isso significa que já poderá ser feita a impressão do documento.

- Porém é preciso muita atenção: os dados pessoais deverão ser revisados e confirmados antes da impressão.

É fundamental que o candidato acesse a Instrução Normativa que rege este processo. Nesse documento estão descritas todas as informações a respeito da certificação. Clique aqui e baixe o documento.

 Orientações para a impressão

O certificado ou a declaração parcial de proficiência deverão ser, obrigatoriamente, impressos em papel tamanho A4 na cor branca, com no mínimo 75 g/m² de gramatura, podendo ser emitidos com uso de tinta colorida.

O Certificado de Conclusão do Ensino Médio deverá ser impresso, obrigatoriamente, em uma única folha, em frente e verso.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página