Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul é selecionado em edital do Pelotas Parque Tecnológico
parceria

IFSul é selecionado em edital do Pelotas Parque Tecnológico

Edital está inserido no programa Parque Ativo para soluções científico-tecnológicas no combate à pandemia da Covid-19

• Publicado: Sexta, 12 de Junho de 2020, 10h51
  • Última atualização em Sexta, 12 de Junho de 2020, 10h51

O IFSul segue engajado em contribuir com a sociedade, especialmente neste momento de pandemia. A instituição teve aprovada recentemente uma série de projetos através de uma chamada pública do Programa Parque Ativo do Pelotas Parque Tecnológico, para prospecção de soluções científico-tecnológicas no combate à pandemia da Covid-19. Os instituto prepara agora a seleção de propostas de servidores, com previsão de atuação também de estudantes.

Para atender à chamada do Parque, as pró-reitorias de Ensino (PROEN), de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PROPESP) e de Extensão e Cultura (PROEX) do instituto publicarão, em breve, um processo seletivo simplificado. O objetivo é selecionar propostas de servidores interessados em apresentar projetos vinculados aos empreendimentos residentes no Pelotas Parque Tecnológico e ao IFSul, para atender ao programa.

De acordo com as pró-reitorias, neste processo serão selecionados seis estudantes bolsistas para trabalhar nos seis projetos apresentados pelo Pelotas Parque Tecnológico por meio das demandas dos empreendimentos residentes ou vinculados a este. Além disso, outros dois projetos serão propostos pelos empreendimentos para desenvolver Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no IFSul, com apoio de dois estudantes por projeto, totalizando quatro bolsistas nesta modalidade.

Na avaliação das três pró-reitorias, esta é mais uma ação indissociável entre ensino, pesquisa e extensão, propiciando inovação por meio da pesquisa aplicada ou extensão tecnológica, dando suporte técnico-científico nos projetos que apresentem ideias inovadoras e empreendedoras de combate ao novo coronavírus. Ao mesmo tempo, a ação proporciona aos estudantes bolsistas a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, estimulando o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, contribuindo para o desenvolvimento da consciência social, ambiental e política e, assim, formando profissionais-cidadãos.