Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Comunidade acadêmica do câmpus Sapucaia do Sul aprova retomada das aulas de forma não presencial
APNP

Ampliação da carga horária semanal também foi a opção mais votada

• Publicado: Terça, 08 de Setembro de 2020, 11h29
  • Última atualização em Terça, 08 de Setembro de 2020, 11h29

Após a aprovação, pelo Conselho Superior do IFSul, das diretrizes para o desenvolvimento de atividades pedagógicas não presenciais (APNP) na instituição, cada câmpus do instituto começou a discussão sobre o documento dentro da sua comunidade acadêmica. Isso porque as diretrizes, que estabelecem as garantias e condições que a instituição deve atender ao ofertar APNP, assegurando o compromisso com a qualidade de ensino, com a preservação da saúde e com a inclusão de todos, também preveem a participação democrática e equitativa de todos os segmentos acadêmicos nas definições gerais referentes ao desenvolvimento das APNP e garantem a autonomia das coordenadorias de cursos, áreas e colegiados nas decisões sobre o planejamento da oferta dessas atividades no âmbito de cada curso ou área.

No câmpus Sapucaia do Sul, estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos aprovaram, em votação eletrônica realizada na terça e quarta-feira, 1 e 2 de setembro, a retomada do calendário letivo 2020, com APNP. A ampliação em até 25% da carga horária semanal também foi a opção escolhida pela maioria dos votantes.

Ao todo, foram registrados 1026 votos, e as duas alternativas foram vencedoras entre os três segmentos de eleitores. A retomada venceu com um índice de 69,1%, contra 24,6% pela adoção de um calendário extraordinário, e 6,1% de abstenção. Já a ampliação da carga horária semanal em até 25% foi a opção escolhida, com um índice de 68,7%, contra 17,8% de votos pela não ampliação e 13,5% de abstenção. Os números completos da votação podem ser conferidos AQUI.

De acordo com informações da unidade, nas próximas semanas serão tomadas as medidas necessárias para efetivação das APNP, entre elas a publicação de um edital da Câmara de Assistência Estudantil para adesão dos estudantes que necessitarem de acesso à Internet e equipamentos para inclusão digital e a construção do Plano de Atividades, prevendo aspectos como a oferta de disciplinas. A construção do Plano será realizada em conjunto pela comunidade acadêmica. As entidades estudantis (Grêmio Estudantil e Diretório Acadêmico) e as lideranças de turma serão convidados a indicar os representantes dos estudantes que participarão de todas as reuniões de construção da oferta das APNP neste período, conforme preveem as diretrizes institucionais.

O chefe do Departamento de Ensino, Fábio Lemes, explica que ainda não está definida a data para retomada das aulas, mas há uma estimativa. "A meta é termos até dia 28 de setembro a definição final e o cronograma de todas as disciplinas que serão ofertadas, para iniciar um processo de ajuste de matrículas, com vista ao início das aulas em 05 de outubro. Esta data de retomada das aulas é indicativa, pois depende de que até lá toda política de inclusão digital tenha sido concluída, mas serve para orientar a ação dos diversos setores institucionais implicados na ação", diz.

LEIA MAIS SOBRE AS DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE APNP NO IFSUL