Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFSul estão na final da Olimpíada Nacional de História do Brasil

Alunos do IFSul estão na final da Olimpíada Nacional de História do Brasil

A competição vai até a próxima sexta-feira (30)

• Publicado: Segunda, 26 de Outubro de 2020, 10h26
  • Última atualização em Terça, 27 de Outubro de 2020, 07h52

Equipes do IFSul vão disputar a sexta e última fase da 12ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). Das 17, 4 mil equipes iniciais, ainda permanecem na competição 2,1 mil. O Rio Grande do Sul está sendo representado, nesta etapa, por 28 grupos.

O Câmpus Pelotas-Visconde da Graça (CaVG) chegou à final com quatro equipes, formadas por três alunos cada uma delas, que estão sendo orientados pelo professor de história, Deomar Villagra Neto. Em 2018, uma das equipes do câmpus se destacou como a melhor do Sul do Brasil e duas ficaram entre as dez melhores do estado em 2019.

Já o câmpus Sapucaia do Sul permanece nos jogos com duas equipes, que estão sob a orientação do professor Roger Elias.  O câmpus criou um Clube de História, enquanto projeto de ensino, para viabilizar as atividades de orientação, estudo e resolução das tarefas da olimpíada.

Sobre a Olimpíada

Organizada pela Universidade Estadual de Campinas, a Olimpíada é composta por questões e tarefas que as equipes devem realizar semanalmente, com eliminações a cada fim de semana.  Devido à Covid-19, a 12ª ONHB foi reformulada e está sendo totalmente online.

A competição reúne equipes do 8º ao 9º ano do ensino fundamental e, também, do ensino médio de todo o país, com a proposta de promover o estudo sobre a história do Brasil. São abordados temas fundamentais com base em documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.

As equipes são compostas por quatro pessoas: três estudantes (que podem estar em diferentes anos) e o professor de história da instituição. Cada professor pode orientar quantas equipes desejar, mas cada estudante pode fazer parte de apenas uma equipe.

A competição teve início no dia 6 de setembro e terminará em 30 de outubro. Em 22 de novembro, serão divulgados os nomes dos medalhistas.

Assunto(s): Olimpíada , História , jogos