Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Já fez a sua inscrição para o Vestibular de Verão 2021 do IFSul? Confira as vagas ofertadas!
Início do conteúdo da página
inscreva-se

Já fez a sua inscrição para o Vestibular de Verão 2021 do IFSul? Confira as vagas ofertadas!

Vagas são para cursos técnicos integrados e subsequentes, além de cursos de graduação, nos câmpus Bagé, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas-Visconde da Graça, Santana do Livramento e Sapucaia do Sul

  • Publicado: Sexta, 15 de Janeiro de 2021, 11h52
  • Última atualização em Sexta, 15 de Janeiro de 2021, 11h52

As inscrições para o Vestibular de Verão 2021 do IFSul estão abertas. Nesta seleção, realizada por meio de processo seletivo extraordinário por conta da pandemia, há disponibilidade de vagas em cursos técnicos integrados e subsequentes, além de cursos de graduação, dos câmpus Bagé, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas-Visconde da Graça, Santana do Livramento e Sapucaia do Sul (confira abaixo as vagas ofertadas!) para ingresso conforme calendário de recuperação de cada câmpus participante.

>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS EDITAIS COM AS INFORMAÇÕES COMPLETAS

>> CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A SUA INSCRIÇÃO

As inscrições para a seleção são gratuitas e podem ser feitas até o dia 20 de janeiro. Para os cursos técnicos, a seleção para provimento das vagas será por sorteio. Já para os cursos superiores, o processo seletivo utilizará para classificação dos candidatos, exclusivamente, as notas obtidas nas edições 2018 ou 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As informações completas sobre a seleção estão disponíveis nos editais do Vestibular, que devem ser lidos com atenção pelos candidatos no momento da inscrição.

 

Cursos técnicos 

Para os cursos técnicos, a seleção para provimento das vagas será por sorteio, a ser realizado no dia 28 de janeiro, através do Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFSul. O candidato concorrerá apenas a uma vaga, no curso e turno que escolher no ato da inscrição. A data de início das aulas será estabelecida de acordo com calendário acadêmico aprovado em cada câmpus do instituto.

Forma integrada - Podem se inscrever para concorrer às vagas dos cursos na forma integrada somente os candidatos que comprovarem conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente, na data da matrícula.

Forma subsequente - Podem se inscrever para concorrer às vagas dos cursos na forma subsequente os candidatos que possuam como escolaridade o Ensino Médio completo.

 

Cursos superiores - Para os cursos superiores, o processo seletivo utilizará para classificação dos candidatos, exclusivamente, as notas obtidas nas edições 2018 ou 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para efeitos de classificação, o candidato deverá informar no momento da inscrição o ano da edição do Enem que deseja utilizar. O candidato concorrerá apenas a uma vaga, no curso e turno que escolher no ato da inscrição. 

A data de início das aulas será estabelecida de acordo com calendário acadêmico aprovado em cada câmpus. 

Podem se inscrever para concorrer às vagas dos cursos superiores os candidatos que possuam o Ensino Médio completo. A divulgação dos resultados desta seleção será feita exclusivamente pelo site do Processo Seletivo, sendo a homologação das inscrições realizadas prevista para publicação a partir do dia 22 de janeiro, e o resultado a partir do dia 9 de fevereiro.

 

Sistemas de ingresso - Na seleção, há dois sistemas de ingresso, conforme a modalidade de concorrência do candidato: acesso universal ou acesso universal e reserva de vagas para egressos de escolas públicas. Dentro das cotas para egressos de escolas públicas, há modalidades específicas ligadas à renda familiar e para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.

 

Processo seletivo extraordinário - De acordo com o pró-reitor de ensino do IFSul, Rodrigo Nascimento, os alunos aprovados serão matriculados em cursos que estão com atividades pedagógicas não presenciais até que as condições de saúde permitam o retorno de forma presencial. O gestor ressalta ainda que o IFSul está estudando os casos de alunos que não tiverem condições de apresentar a documentação comprobatória no ato da matrícula online em virtude da pandemia.

registrado em:
Fim do conteúdo da página