Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul lança a Mundi, plataforma de cursos online gratuitos
NOVIDADE

IFSul lança a Mundi, plataforma de cursos online gratuitos

Os cursos são certificados e de livre acesso a toda comunidade interna e externa

• Publicado: Sexta, 16 de Abril de 2021, 12h04
  • Última atualização em Sexta, 16 de Abril de 2021, 12h04

Já está no ar a Mundi, plataforma de cursos online e gratuitos do IFSul, na qual são oferecidos cursos no formato Massive Open Online Courses (Mooc), que em português significa "cursos online abertos e massivos". O objetivo é levar conhecimento à comunidade, acadêmica e externa, de forma totalmente gratuita e online.

No momento estão disponíveis 16 cursos, mas o catálogo de ofertas será constantemente atualizado de acordo com a demanda da comunidade. Os cursos são de inscrição livre para qualquer pessoa e possuem certificação. Para isso, o estudante deverá atingir, no mínimo, a nota seis em todas as atividades exigidas.

>> Clique aqui, conheça a plataforma e quais cursos estão acessíveis

Os cursos disponibilizados na Mundi são de autoria de servidores de diversas áreas do IFSul. Segundo o Pró-reitor de ensino do IFSul, Rodrigo Nascimento, a plataforma vai permitir que outros servidores também possam produzir seus cursos MOOC e ofertá-los pelo sistema, através de um fluxo de procedimentos que a Pró-reitoria de Ensino (Proen) vai desenvolver. “Isso mostra um enorme ganho para instituição, pois os colegas poderão socializar seus conhecimentos para um contingente enorme de pessoas”, avalia Rodrigo.

Para o Chefe do Departamento de Educação a Distância e Novas Tecnologias, Antônio Oliveira, a Plataforma Mundi vem como uma nova frente de trabalho, “ampliando assim as modalidades de cursos EaD já oferecidos pelo IFSul, ao longo dos mais de dez anos de EaD, capacitando cada vez mais pessoas”.

Sobre a Plataforma

O lançamento da plataforma é fruto de uma parceria entre a Proen através do Departamento de Educação a Distância e Novas Tecnologias (Dete), em parceria com Coordenadoria de Tecnologias Educacionais (CPTE), do IFSul.

De acordo com a Coordenadora da CPTE, Maria Isabel Moreira, o desenvolvimento dessa Plataforma começou há um ano e meio. Nesse período, a equipe da CPTE, em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), começou a estruturar detalhes importantes como balanceamento de carga para atender a alta capacidade de alunos, adaptabilidade da plataforma para ser utilizada em diferentes dispositivos (desde de computadores até smartphones), elaboração dos cursos, metodologia de cursos e outras atividades.

Assunto(s): Mundi , Plataforma , online , cursos