Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul lança campanha institucional “IFSul livre de assédio”
mobilização

IFSul lança campanha institucional “IFSul livre de assédio”

Iniciativa contará com ações em diversas frentes, como a construção de uma Política de Prevenção, Enfrentamento e Erradicação de Assédios e Violências e atividades formativas sobre as temáticas da campanha

• Publicado: Sexta, 21 de Mai de 2021, 12h36
  • Última atualização em Sexta, 21 de Mai de 2021, 12h36

Um amplo conjunto de ações fará parte da campanha institucional “IFSul livre de assédio”, lançada pelo instituto com foco na prevenção e enfrentamento de situações e práticas abusivas de qualquer natureza dentro da instituição. Além de uma série de atividades formativas sobre as temáticas abarcadas pela campanha, a mobilização institucional tem como objetivo a construção de uma Política de Prevenção, Enfrentamento e Erradicação de Assédios e Violências.

A organização das ações está sendo realizada de forma coletiva, por meio de três comissões, formadas por grupos de trabalho articulados com representantes da Reitoria e dos 14 câmpus do IFSul. Os núcleos que integram estes grupos operam como espaços coletivos para estudos, pesquisas, formação e assessoramento no desenvolvimento de políticas tendo como função assessorar as direções dos câmpus a partir das suas especificidades.

Comissões e conjunto de ações

A partir desse coletivo, foram constituídas três comissões responsáveis pelas ações da campanha: enquanto uma delas ficará a cargo da redação da Política, outra, paralelamente, trabalhará no desenvolvimento de pesquisas sobre assédio e violência no âmbito da instituição, contribuindo no processo de conhecimento e diagnóstico do problema e auxiliando nas avaliações das ações educativas. Já a terceira comissão atuará na organização dessas ações educativas, promovendo espaços de debates, reflexão e conscientização dentro de uma campanha institucional contra todas as formas de assédios e violências.

Além dos trabalhos capitaneados por cada comissão, também está sendo proposto um projeto de extensão multicâmpus elaborado pelo grupo de trabalho dos Núcleos de Gênero e Diversidade, os Nugeds. O “Conexão Nugeds: em conversas (des)construtivas” é uma proposta composta por lives mensais, com duração de seis meses, tendo como principais temáticas: feminismos; violência de gênero e LGBTQI+; gênero, sexualidade e saúde; mulheres inspiradoras, empoderamento feminino e protagonismo da mulher negra; representatividade transgênero na política e educação.

Trabalho de muitas mãos

Desenvolvido a partir de um processo construído democraticamente dentro da instituição, a campanha “IFSul livre de assédio” agrega representatividade de diversos coletivos institucionais, como estudantes, docentes, diretores/as, setores ligados ao Sistema de Gestão da Ética, além de sindicatos, entre outros. “Investir esforços na promoção e garantia de boas práticas alicerçadas na ética e no respeito às diferenças, visando à construção de um ambiente de trabalho e estudo saudável e seguro para a comunidade acadêmica, é prioritário e de suma importância para o IFSul, no sentido de garantir uma educação de qualidade e de respeito aos direitos humanos fundamentais”, destaca a chefe do Departamento de Educação Inclusiva (Depei), Rosane Bom.

Além do Depei, estão à frente desse processo representantes dos 14 câmpus do IFSul, por meio dos Grupos de Trabalho (GTs) de seus Núcleos: Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e Núcleos de Gênero e Diversidade (Nuged).

Agende-se

Além da construção da Política de Prevenção, Enfrentamento e Erradicação de Assédios e Violências, uma das primeiras atividades da campanha será a realização de lives do projeto Conexão Nugeds. A primeira live será realizada no dia 24 de maio, às 19h15min, com a palestra “Vamos conversar sobre violências e machismo?”. Dando continuidade ao tema, no dia 23 de junho, será realizada a palestra “Masculinidades em pauta: uma conversa necessária”.