Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aluno do IFSul foi aceito em cinco universidades dos Estados Unidos com bolsa de mérito acadêmico
Mérito Acadêmico

Arthur Viegas Eguia, aluno do câmpus Santana do Livramento, foi aceito na Carleton College, Grinnell College, Rhodes College, Worcester Polytechnic Institute e Drexel University

• Publicado: Sexta, 28 de Mai de 2021, 17h30
  • Última atualização em Sexta, 28 de Mai de 2021, 21h29

Uma excelente notícia para o IFSul. O aluno do câmpus Santana do Livramento, Arthur Viegas Eguia, foi aceito em cinco universidades dos Estados Unidos com bolsa de mérito acadêmico. O estudante fala da sua trajetória e de seu envolvimento em projetos de pequisa. ‘’Trabalhei em projetos de pesquisa e me envolvi em olimpíadas acadêmicas. No primeiro ano foi um projeto para testar um sensor usado em um equipamento médico com o professor Fabrício, e participei do PIC OBMEP. No segundo ano, dei aulas de física e matemática como monitor e também me juntei ao clube de robótica.’’

Além disso, os projetos voltados à área da tecnologia foram de grande importância para o desenvolvimento do estudante, que revelou que pretende estudar ciência da computação e matemática na universidade americana. ‘’Meu projeto mais recente é um sistema de inteligência artificial e eletrônica, para detectar sonolência e alcoolismos no volante, a fim de prevenir acidentes de trânsito. O projeto tem vários prêmios, dentre eles, medalha na Feira Brasileira de Jovens Cientistas - FBJC. Fui premiado na Olimpíada OBMEP e participei de algumas outras olimpíadas fora da cidade, como a Olimpíada Regional de Matemática em Santa Maria (onde fui medalha de bronze) e nas Olimpíadas de Matemática dos Institutos Federais em Minas Gerais.’’ diz.

Artur destaca que o IFSul foi fundamental no aprendizado de outros idiomas e a importância de ser fluente no inglês."O IF ajudou muito nessa parte, com projetos de robótica, por exemplo”. Segundo ele, as universidades estrangeiras avaliam prêmios, atividades extracurriculares e o desempenho das notas durante seu período escolar, sendo possível obter bolsa por mérito ou oportunidade. Ele destaca que optou pela Universidade Carleton College, e enfatizou para aqueles estudantes que sonham em conseguir tal feito, que sigam suas paixões, fazendo atividades que gostem, que participem de feiras científicas, e busquem atividades acadêmicas que lhe sejam prazerosas e que fazem sentido. Arthur Viegas iniciará sua jornada na Universidade de Carleton em setembro de 2021, logo após sua formatura no IFSul.

O Chefe do Departamento de Ensino do câmpus Santana do Livramento,Miguel Dinis, foi um dos que recomendaram o estudante às universidades americanas. " O Arthur sempre esteve envolvido em atividades curriculares e extra-curriculares que o IFSul oferece aos seus estudantes e assim como ele conseguiu estudar no exterior, muitos outros estudantes também poderão", destaca.

Com informações de IFSul - Câmpus Santana do Livramento e Jornal Correio do Pampa