Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Lapassion integra estudantes de cinco países em iniciativa de mobilidade internacional virtual
iniciativa

Do IFSul, são nove os estudantes participantes do projeto. Primeiras atividades das equipes ocorreram nos últimos dias

• Publicado: Sexta, 10 de Setembro de 2021, 18h20
  • Última atualização em Sexta, 10 de Setembro de 2021, 18h20

Cerca de 50 estudantes do Brasil, Uruguai, Chile, Espanha e Portugal estão participando de uma mobilidade internacional virtual por meio do projeto Lapassion (Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network). Do IFSul, são nove estudantes de graduação e pós-graduação participando da iniciativa, que tem como objetivo proporcionar aos estudantes atuarem em projetos multidisciplinares e integradores. Nesta edição, o tema é acessibilidade.

As atividades do Lapassion, que se estenderão até o início de novembro, tiveram início neste mês por meio de encontros virtuais entre os participantes. Além da abertura do evento e da apresentação da equipe de coordenação, os primeiros dias foram voltados também à divisão dos times, que contam com sete estudantes em cada um.

Desafios propostos; mãos à obra

Já com os times montados, os participantes conheceram os desafios para os quais deverão desenvolver propostas de soluções inovadoras. Cada equipe ficou responsável por um deles. Todos estes desafios estão vinculados à acessibilidade, como necessidades específicas relacionadas a pacientes com diabetes e com câncer, e demandas de acessibilidade urbana, em museus e em edificações, por exemplo.

De acordo com um dos membros da equipe de coordenação do projeto, Mauro Cunha, cada um dos desafios está relacionado a demandas e necessidades das entidades parceiras da iniciativa: Instituto Politécnico do Porto (IPP), Prefeitura de Pelotas, câmpus Pelotas do IFSul, Arranjo Produtivo Local (APL) Saúde Santa Casa, APL Saúde Freedom, Laboratório de Estudos Comportamentais da Universidade Federal de Pelotas (LabCom/UFPel) e Grupo de Estudos de Ensino/aprendizagem de Gráfica Digital da UFPel (Gegradi/UFPel).

Habilidades comportamentais e construção coletiva

Além de proporcionar um espaço para o desenvolvimento das propostas em si, o Lapassion busca criar um ambiente para o fortalecimento das habilidades comportamentais dos estudantes, as chamadas soft skills. Isso significa que os participantes poderão não apenas colocar em prática os conhecimentos técnicos e teóricos de suas respectivas áreas, como também poderão desenvolver suas habilidades relacionais, construindo iniciativas a partir do intercâmbio de ideias e da busca de soluções conjuntas.

A fim de subsidiar as equipes na construção dos seus projetos, uma série de palestras está ocorrendo na programação. Além de temáticas como indústria 4.0 e acessibilidade, os participantes também já assistiram a palestra sobre habilidades comportamentais e o profissional do futuro.

Saiba mais

O projeto Lapassion ocorre dentro de uma rede orientada para a inovação do Programa Erasmus+, da União Europeia e da Iniciativa de Fortalecimento e Capacitação para Instituições de Ensino Superior, objeto de parceria entre diversas instituições internacionais e brasileiras, dentre elas o IFSul. Na instituição, equipe de coordenação é formada por Vinicius Martins (coordenador), César Nogueira, Daniel Arsand, Giani, Mauro Cunha, Pedro Hernandez e Vinicius Krüger da Costa.