Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Degae promove a II Capacitação em Assistência Estudantil IFSul: formação inicial
Capacitação

A atividade inicia no dia 21 de setembro

• Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 15h53
  • Última atualização em Quinta, 16 de Setembro de 2021, 16h00

Com o objetivo de capacitar aos/às trabalhadores/as, que atuam há menos de dois anos na Política de Assistência Estudantil (PAE) do Instituto, o Departamento de Gestão de Assistência Estudantil (Degae), promove o Mini curso: II Capacitação em Assistência Estudantil IFSul. A Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE) é a responsável por este projeto que é coordenado pelas servidoras Josiela Cavalheiro e Roberta Crizel. O evento online será realizado nos dias 21 de setembro,26 e 27 de outubro, e, 23 e 24 de novembro.

As atividades irão oferecer subsídios teórico-metodológicos, técnico-operativos e ético-políticos para qualificar a atuação profissional na formulação, implementação, execução e avaliação da PAE e na defesa dos direitos sociais dos/as estudantes. Essa ação irá impactar diretamente na qualidade dos serviços prestados aos/às estudantes e na melhoria das suas condições de permanência, conforme previsto nos regulamentos e normativas institucionais do IFSul. A abertura do evento, contará com a presença da Vice-reitora do IFSul, Veridiana Krolow Bosenbecker e do Pró-reitor de Ensino, Rodrigo Nascimento.

As inscrições podem ser feitas aqui. As atividades previstas pela manhã serão realizadas por meio deste link. Já para participar das atividades da parte da tarde, você pode acessar este link.

Confira abaixo a programação

21 de setembro:

9h - "Saúde Mental dos servidores da Assistência Estudantil na Pandemia".

14h - Conceitos fundamentais sobre Assistência Estudantil.

As próximas atividades estão previstas para:

26 de outubro:

9h - Comunicação e trabalho em equipe;

14h - Marco Legal e Regulatório: Decretos, regulamentos e

27 de outubro:

9h - O papel do DEGAE e suas coordenadorias na gestão da PAE/IFSUL;

10h - O papel dos membros da Câmara de Assistência Estudantil prerrogativas, mecanismos de controle social e de transparência pública;

23 de novembro:

9h - A atuação do Serviço Social, da Nutrição, da Pedagogia e da Psicologia na Política de Assistência Estudantil;

14h - A construção de Planos de Trabalho para as equipes de Assistência Estudantil.

24 de novembro:

9h - Conhecimentos básicos sobre o financiamento público da PAE/IFSUL: forma de gestão financeira, mecanismos de transferência, critérios de partilha e de transferência de recursos.