Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câncer de mama: palestra destacará histórias de vida e a importância da prevenção
OUTUBRO ROSA

Com o tema “Os laços da mama e as histórias de vida no diagnóstico precoce”, evento online acontecerá nesta terça-feira (5) , às 19h

• Publicado: Terça, 05 de Outubro de 2021, 10h22
  • Última atualização em Terça, 05 de Outubro de 2021, 10h22

Histórias baseadas em fatos reais sempre podem ser inspiradoras, e quem participar da palestra “Os laços da mama e as histórias de vida no diagnóstico precoce”, promovida pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) do IFSul, vai ter a oportunidade de refletir sobre os desafios do  câncer de mama a partir de relatos de quem já enfrentou ou ainda está enfrentando a doença.  A palestra online ocorrerá na próxima terça-feira (5), às 19h, e será transmitida pelo canal IFSul Transmissões, no YouTube.

Uma das organizadoras do evento, a titular da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas, Rosângela Ortiz Torres,  explica que o propósito  da palestra é divulgar ações que envolvem o tema "câncer de mama", mostrando que existem maneiras de a comunidade contribuir para a construção de um cenário melhor e uma realidade menos sofrida. Rosângela também  tem uma história de superação (confira o depoimento dela abaixo).

O evento conta com a parceria do Instituto Buquê do Amor (IBA) e o   Projeto Laços da Mama.  Para Rosângela (Rô), essas entidades “trazem consigo uma essência humana e desenvolvem um trabalho voluntário de apoio emocional, de promoção a saúde da mulher com câncer de mama, facilitando o acesso às mulheres de baixa renda, aos exames necessários ao diagnóstico precoce, bem como o acompanhamento durante o tratamento oncológico”, avalia.

As palestrantes serão Janice Santos, fundadora do Instituto Buquê do Amor, e Kelly Raquel Schmidt, fotógrafa e idealizadora do projeto Laços da Mama.

O Outubro Rosa é um mês voltado, internacionalmente, para falarmos com mais ênfase sobre a luta contra o câncer de mama e a importância desse cuidado tão essencial para proteção à saúde da mulher. “Com esse mesmo propósito, é o momento de comemorar, divulgar e fomentar projetos e ações voltados para uma causa nobre, mas fragilizada pela falta de recursos na saúde pública”, incentiva Rosângela.

O  RELATO DE UMA SERVIDORA DO IFSUL

A servidora do IFSul, Rosângela Ortiz Torres, sabe, por experiência, como  é enfrentar o câncer de mama.  Para incentivar  outras mulheres, familiares e amigos, ela compartilha aqui, brevemente, como foi o desafio de vencer a doença. Nas fotos, Rosângela aparece com seus filhos, durante o tratamento, e como ela está atualmente, após superar o câncer. Confira:

Sou a Rosangela Maria Ortiz Torres, mais conhecida por Rô. Sou coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (IF-CODEPE), e tenho orgulho de ser servidora do IFSul.

Em 2019 tive o diagnóstico da recidiva de um câncer de mama que eu havia tido há 15 anos. Foi um ano bem difícil!

Precisei acreditar em dobro na minha força e na minha positividade para enfrentar as adversidades. Tive que abraçar minha fé e retomar as orações que, há algum tempo, havia deixado de lado.

O apoio dos familiares, amigos e colegas de trabalho foram fundamentais. Com atitudes e palavras, eles tinham o poder de me fazer renovar os votos de luta e superação que eu havia feito lá no começo (talvez eles não soubessem disso). Nos momentos em que me senti pequena, eles fizeram eu me sentir gigante!

Costumo dizer que o universo coloca em nosso caminho as pessoas certas, no momento certo. Por essa razão estão ali (eu tive os melhores comigo nos dois momentos que enfrentei essa doença). Dois mil e dezenove foi um ano de luta, mas graças a Deus, também, foi um ano de superação.

Pelo fato de estar atenta, anualmente, a minha saúde, tive o diagnóstico no começo, fiz o que era necessário ser feito e VENCI. Não perdi, em momento algum, a minha fé, o bom ânimo, o brilho no olhar, o sorriso largo e a alegria de viver.

O câncer de mama chega num dia qualquer, sem pedir licença e sem avisar, por isso a importância de estarmos vigilantes sob nosso organismo. Ter um diagnóstico precoce não é uma tragédia, é uma benção.  “O amor de sua vida é VOCÊ. Cuide-se!”