Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul promove live de lançamento do Programa Proeja-FIC para estudantes do Ensino Fundamental da rede pública municipal
participe

Evento ocorre nesta terça-feira (17) pelo canal IFSul Transmissões, no Youtube

• Publicado: Segunda, 16 de Mai de 2022, 17h34
  • Última atualização em Segunda, 16 de Mai de 2022, 17h46

O IFSul lança oficialmente, nesta terça-feira (17), o Programa Proeja-FIC, que tem como objetivo ofertar Educação de Jovens e Adultos ligada à educação profissional. O evento de lançamento será realizado por meio de live, às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal IFSul Transmissões, no Youtube.

>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DA TRANSMISSÃO

>> ACESSE O SITE DO PROGRAMA E SAIBA MAIS

O evento marca o lançamento da segunda fase do programa. A primeira fase ocorreu com a oferta de curso de aperfeiçoamento, com carga horária de 240 horas, para cerca de 300 professores das redes municipais, estaduais e da rede federal que atuam ou desejavam atuar com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Já esta segunda etapa prevê a oferta de 18 cursos em oito câmpus do Instituto direcionados para estudantes que estejam cursando o ensino fundamental na modalidade EJA da rede municipal, das séries finais.

A iniciativa é fruto de parceria firmada com a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) através do Projeto de Educação de Jovens e Adultos ligada à Educação Profissional, convênio firmado com a Fundação do IFSul (FAIFSul).

Fortalecimento dos cursos de Educação de Jovens e Adultos

A ação, segundo o pró-reitor de Ensino do IFSul, Rodrigo Nascimento, faz parte do programa de fortalecimento dos cursos EJA na instituição. De acordo com o gestor, a proposta de cursos EJA-FIC nasce da necessidade de inclusão dos alunos do ensino fundamental à essa modalidade de ensino. “A proposta é oferecer em torno de mil vagas para alunos provenientes da EJA da rede municipal de ensino”, destaca.

Para a execução do programa, as reuniões com as equipes envolvidas já vem sendo realizadas periodicamente, destaca o coordenador geral do projeto e professor, Deomar Villagra Neto. Segundo ele, o objetivo da equipe é contribuir com a inserção e a reinserção dos alunos no mundo do trabalho, “resgatando sua autoestima e possibilidade de projeção para um futuro melhor''.

Saiba mais - O programa tem como objetivo contribuir para minimizar a exclusão de jovens e adultos, proporcionando condições para a inclusão social deste público. Além disso, a iniciativa busca desenvolver estratégias para o atendimento da Lei nº 13.005, que institui o Plano Nacional de Educação, e o que estabelece a Meta Dez, voltado ao oferecimento de, no mínimo, 25% das matrículas da EJA, nos ensinos fundamental e médio, ligada à Educação Profissional.

Lançamento oficial - A live de lançamento contará com a presença do reitor do IFSul, Flávio Nunes, e com a coordenadora geral de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), Raphaella Rosinha Cantarino, que também fará uma visita na instituição para conhecer os cursos e os câmpus do IFSul.

Confira os cursos e câmpus ofertantes no projeto:

Câmpus Camaquã

Auxiliar de Eletricista Residencial

Oper. de Sistemas Domésticos de Tratamento de Águas

Câmpus Charqueadas

Operador de Computador

Câmpus Jaguarão

Operador de Computador

Câmpus Lajeado

Assistente Administrativo

Câmpus Pelotas-Visconde da Graça

Agente de Cultura Popular Pelotense