Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Covid 19: Consup aprova a atualização do Plano de Contingência do instituto
FASE 4

Covid 19: Consup aprova a atualização do Plano de Contingência do instituto

O uso da máscara, por exemplo, passa a ser facultativo em todas as unidades do instituto. O acessório, porém, continua sendo fortemente recomendado em situações específicas

• Escrito por Lúcia Volcan Zolin | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2022, 17h45
  • Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2022, 13h43

Em reunião extraordinária, realizada no dia 9 de setembro, o Conselho Superior (Consup) do IFSul aprovou a adoção, no âmbito do instituto, da Fase 4 e a atualização do Plano de Contingência de combate à Covid-19. Nessa etapa, as orientações e protocolos anteriores perdem o caráter de obrigatoriedade, passando a ser considerados como recomendações. Cada unidade deverá avaliar, junto ao seu Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E Local), a mudança de fase.

Uso de máscaras e medidas de proteção

Conforme o Plano de Contingência, nas Fases 3 e 4, o uso de máscara passa a ser facultativo, porém, é importante destacar que o combate à doença continua. Desta forma, as medidas de proteção permanecem sendo fortemente incentivadas na instituição, como o uso do acessório em situações específicas, como, por exemplo, em ambientes com maior concentração de pessoas ou que prestem serviços de saúde, conforme a legislação local. Essa indicação serve, também, a quem pertence a grupos de risco e a quem apresente sintomas de doenças respiratórias ou de Covid.

Nesse sentido, o IFSul alerta sobre a necessidade de que sejam mantidos os bons hábitos de higiene e cuidados pessoais, entre eles, a lavagem das mãos e uso do álcool 70% (gel ou glicerinado).

Além disso, deve-se seguir a etiqueta de tosse (cobrir tosses e espirros com lenços descartáveis, jogá-los fora imediatamente e higienizar as mãos na sequência). A instituição continua incentivando a integralização da vacinação (esquema completo e dose de reforço).

No Plano de Contingência são apresentadas, também, quais as medidas a serem adotadas pela comunidade acadêmica em casos de suspeita ou confirmação da doença. Tais medidas sofreram modificações devido à atualização dos referenciais.

>> Confira, aqui, o Plano de Contingência atualizado e os detalhes do que muda com a adoção da Fase 4.