Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFSul participam da etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais
Início do conteúdo da página
esporte

Estudantes do IFSul participam da etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais

São 71 atletas representando o instituto na maior competição esportiva da Rede Federal. Evento se estende até esta sexta-feira (2), em São José do Rio Preto, em São Paulo

  • Escrito por Greice Gomes | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 14h01
  • Última atualização em Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 14h01

Estudantes do Brasil inteiro reunidos pelo amor ao esporte: esse pode ser um bom resumo da etapa nacional dos Jogos das Instituições Federais (JIF). O maior evento esportivo da Rede Federal está reunindo, em São José do Rio Preto/SP, mais de 2 mil estudantes de 31 instituições participantes.

Os jogos contam com disputas em 11 modalidades esportivas coletivas e individuais: natação, judô, xadrez, tênis de mesa, basquete, futsal, handebol, voleibol, voleibol de praia, atletismo e futebol. As competições tiveram início nesta segunda (28) e seguem até sexta-feira, 2 de dezembro, em 13 diferentes centros esportivos da cidade.

 

IFSul é representado por 71 atletas no JIF Nacional

Entre as delegações participantes do JIF Nacional está a do IFSul, com 71 atletas e 10 professoras e professores. O passaporte para a etapa nacional da competição foi conquistado a partir dos resultados dos Jogos Intercâmpus do instituto, que definiu quem representaria o IFSul na competição.

O estudante Nicolas Leão, do câmpus Charqueadas, é um dos atletas que estão vestindo a camiseta do IFSul no JIF. Ele conta que a paixão pelo esporte, inclusive, foi uma das motivações que levou ele ao instituto. Hoje, participando do JIF pela primeira vez, ele relata que a experiência está sendo incrível. “Estamos tendo todo o suporte: água, locais de jogos, ônibus, almoço, janta, toda uma infraestrutura legal para podermos aproveitar”, conta o atleta do time de basquete.

Representando o IFSul no futsal, a atleta Luisa Ossanes (à esquerda na foto) conta que “viver os JIFs é uma experiência única”. A estudante do câmpus Pelotas-Visconde da Graça argumenta que o evento não começa na viagem ou mesmo nos jogos, mas nos treinos e na dedicação de cada atleta para tornar o sonho realidade. “Está sendo gratificante participar e interagir nesses jogos, conhecer pessoas e culturas diferentes”, complementa a estudante.

 

Jogos dos Institutos Federais: formação que vai além da sala de aula

Oferecer um espaço de formação para além do ambiente escolar é um dos propósitos dos Jogos dos Institutos Federais, destaca o reitor do IFSul, Flávio Nunes. De acordo com o dirigente, o retorno do JIF, após dois anos de suspensão por conta da pandemia, representa um momento importante para a Rede Federal ao marcar a retomada efetiva das ações de incentivo às práticas esportivas após esse período.

O dirigente destaca que o evento promove uma movimentação interna intensa nos institutos: no IFSul, por exemplo, foram mais de 800 estudantes-atletas envolvidas/os nos jogos classificatórios para o nacional.

Ressaltando a dedicação da delegação e de todas as pessoas envolvidas para concretizar a participação do IFSul no evento, o reitor reforça que, independentemente dos resultados que forem alcançados na competição, “o principal objetivo, tanto na etapa local quanto na nacional, foi incentivar nossos estudantes a praticar as diversas modalidades esportivas, contribuindo assim com a sua formação integral”. 


Saiba mais - O JIF Nacional ocorre, neste ano, em São José do Rio Preto e conta com a organização do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Os jogos se estendem até esta sexta-feira (2), e os resultados podem ser acompanhados diretamente pelos boletins publicados no site oficial do evento. A cobertura dos Jogos está ocorrendo pelas redes sociais do JIF Nacional (Instagram, Facebook, Flickr).

registrado em:
Fim do conteúdo da página