Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul participa da 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica
BRASÍLIA

IFSul participa da 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica

Delegação que reúne estudantes, servidores e gestores apresenta nove projetos desenvolvidos no instituto, além de oferecer oficinas

• Escrito por Vinícius Waltzer | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2023, 17h33
  • Última atualização em Quinta, 19 de Outubro de 2023, 15h32

O IFSul marca presença em um importante evento promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) em Brasília. São nove projetos apresentados pela delegação e que representam a diversidade de iniciativas desenvolvidas no instituto. O evento acontece até o dia 22 de outubro, em paralelo à Mostra Tecnológica e à 20ª Mostra Nacional de Ciência e Tecnologia.

O IFSul participa com projetos de três câmpus: Camaquã, Sapucaia do Sul e Venâncio Aires em um estande próprio, ao lado de outras instituições de ensino do país.

O reitor do IFSul, Flávio Nunes, integra a delegação e relata que a participação do IFSul na III Semana Nacional da EPT tem sido um grande sucesso, pois tem dado visibilidade para o trabalho que a Instituição tem realizado no dia-a-dia. “Mesmo que com poucos trabalhos sendo apresentados, já demonstram a qualidade que temos oferecido aos nossos estudantes em nossos cursos”.

O reitor explica que a SETEC financiou a participação do instituto e contemplou a instituição com um espaço de estande dos maiores disponíveis, sendo possível a apresentação deste número de trabalhos. Para o gestor, o evento é uma grande oportunidade, especialmente para os estudantes. “Muitas apresentações, muitos contatos, muita interação entre estudantes, professores, servidores, pesquisadores, autoridades, enfim, um grande público que tem visitado a exposição, se tornando uma oportunidade fantástica para os nossos 15 estudantes, que estão participando, para interagirem e representarem o nosso IFSul”, relata Nunes, agradecendo a todos que se envolveram para viabilizar a participação.

Confira os projetos selecionados e levados para o evento em Brasília:

Câmpus Camaquã

• O preconceito mora em casa: análise de casos de homofobia familiar entre os estudantes do Instituto Federal de Educação Sul-rio-grandense.
  • Novo Ciclo: projeto de vermicompostagem do IF Sul-rio-grandense Câmpus Camaquã.
  • Equipe de Robótica GRAXAIM BOTS

Câmpus Sapucaia do Sul

• LIFE: Laboratório de Inovação, Futuro e Empreendedorismo.
  • Adaptação de equipamentos convencionais do setor industrial metalomecânico para atender a indústria 4.0.
  • Ações de internacionalização
  • Linguagem simples e leitura fácil como recursos para acessibilidade cognitiva.
  • Histórias que merecem ser contadas.
  • Oficina: Elementos de gamificação na aprendizagem.

Câmpus Venâncio Aires

• Plamona: Plataforma de monitoramento do nível de águas