Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Três professores do IFSul são selecionados para capacitação na Finlândia

Três professores do IFSul são selecionados para capacitação na Finlândia

Após retornarem ao Brasil, os docentes desenvolverão seus projetos no instituto, com base no modelo educacional finlandês

• Publicado: Sexta, 11 de Março de 2016, 15h00
  • Última atualização em Sexta, 11 de Março de 2016, 15h20

Em uma seleção aberta a pesquisadores dos institutos federais do Brasil, por meio do programa Professores para o Futuro, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com o Ministério da Educação, três professores do IFSul, todos do câmpus Pelotas, foram selecionados para capacitação em universidades finlandesas. Os docentes passarão três meses nas instituições europeias.

Eles irão conhecer a experiência educacional finlandesa, baseada em modelos pedagógicos integrados ao ensino profissional e tecnológico, para qualificarem os projetos que desenvolverão no instituto quando retornarem ao Brasil. O início das atividades na Finlândia será no mês que vem.

O apoio financeiro às propostas tem como objetivo incentivar a execução de projetos que integrem as instituições de ensino profissional e tecnológico e as demandas dos arranjos produtivos locais.

Sobre os projetos:

Para participar da seleção, os professores apresentaram propostas de trabalho com foco no desenvolvimento do ensino profissional e tecnológico a ser desenvolvido no retorno ao Brasil, em atividades a serem realizadas com estudantes de cursos técnicos. Ao voltarem, os professores deverão executar seus projetos por até cinco meses no Brasil.

Com base na observação de ações de sucesso empregadas no ensino profissional e tecnológico da Finlândia, o professor Márcio Bender Machado propõe o estudo e a implementação de projetos e espaços interdisciplinares dentro dos institutos federais como uma ferramenta de apoio educacional e de acesso ao setor produtivo e à sociedade. Segundo ele, projetos desenvolvidos dentro de uma metodologia que integre o ensino com a prática são “uma importante ferramenta motivacional, apresentando uma aproximação efetiva entre a pesquisa científica realizada dentro dos institutos, a sociedade e o setor produtivo”.

Pensando na educação profissional a distância do IFSul, a professora Cinara Ourique do Nascimento pretende incorporar à essa modalidade, práticas, conceitos e metodologias do modelo finlandês, assim como encontrar soluções para lacunas existentes, que resultarão em melhorias no processo formativo. “A Finlândia, hoje, é referência mundial em educação, possuindo cursos com planos curriculares multidisciplinares e voltados para o mercado de trabalho. Acredito que essa apropriação pode referenciar o desenvolvimento dos cursos técnicos e tecnológicos do IFSul”, afirma.

O professor Ricardo Lemos Sainz, que desenvolve um projeto que busca a qualificação e inclusão de pequenos produtores de Pelotas e região, através da diversificação produtiva com base na fruticultura e agroindústria familiar, percebeu a oportunidade de incorporar, ao projeto brasileiro, práticas e ideias já consolidadas na Finlândia. “Observando os objetivos de nosso trabalho, pudemos verificar que as práticas de ensino diferenciadas utilizadas pelas universidades tecnológicas finlandesas vêm ao encontro das ações a serem desenvolvidas no projeto”, ressalta.