Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Pelotas e Santana do Livramento realizam ações de prevenção ao Aedes aegypti
Últimas notícias

Jogos e palestras envolveram os câmpus e a comunidade

• Publicado: Sexta, 11 de Março de 2016, 16h30
  • Última atualização em Sexta, 11 de Março de 2016, 17h12

Câmpus Pelotas

No câmpus Pelotas, a campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, febre chikungunya e zika vírus, superou as expectativas. Além dos mutirões de limpeza para eliminar possíveis criatórios do inseto, das palestras de conscientização voltadas à comunidade acadêmica e da distribuição de material informativo à população, o câmpus Pelotas apostou também em um ação criativa, que rapidamente caiu no gosto da gurizada. Trata-se do Bafo da Zika, um jogo educativo, interativo e divertido, inspirado no popular jogo de bafo, brincadeira muito comum entre os colecionadores de figurinhas.

O Bafo da Zika foi idealizado pelo servidor Wagner Passos, um cartunista de mão cheia e que já acumula anos de experiência em histórias em quadrinhos, cartuns, ilustração, livros infantis,street art, fotografia, animação e produção de videodocumentários. Também trabalhou para alguns jornais, tendo publicado, em 2011, as tiras “Carnaval” no Segundo Caderno da Zero Hora.

“A ideia inicial era fazer uma tirinhas sobre o assunto, mas, logo em seguida, vi que a melhor solução seria esse jogo, justamente pelo forte apelo lúdico e impacto, principalmente entre as crianças”, conta Passos, que não poupou talento ao criar as figurinhas, ilustradas com os principais vilões do momento: o mosquito Aedes aegypti, a dengue, a chikungunya, o zika vírus e o prato com água parada, que ganharam traços caricatos e bem-humorados.

O jogo foi apresentado em primeira mão na escola estadual Balbino Mascarenhas, em Pelotas, para crianças do ensino fundamental. Bastou uma rápida explicação em sala de aula para que a ideia virasse febre (com o perdão do trocadilho) entre a gurizada. O trabalho de divulgação contou com a colaboração das servidoras do câmpus Pelotas Nara Leal e Lígia Maciel.

Conforme o cartunista, existe a expectativa de o Bafo da Zika ser distribuído em diversas escolas da região de Pelotas. Originalmente, o material foi confeccionado em preto e branco, e o aluno pode usar toda a sua criatividade para colorir as figuras e, depois, recortá-las para brincar. A reprodução do jogo é livre para professores e pessoas físicas.

CARTELA COM INSTRUÇÕES DO JOGO BAFO DA ZIKA

Com informações da Comunicação do câmpus Pelotas

Câmpus Santana do Livramento

Os estudantes do câmpus Santana do Livramento começaram as aulas refletindo sobre um assunto importante: o Aedes aegypti e o vírus Zika. Em atividade realizada no parque do Departamento de Água e Esgoto (DAE) da cidade, alunos e servidores debateram questões ambientais e de preservação, além da campanha Zika Zero e a questão da conscientização de combate ao mosquito.

A visita envolveu estudantes de diversos semestres, incluindo os ingressantes. Além da reflexão sobre o mosquito e sobre o meio ambiente, a ação serviu para a integração de toda comunidade do câmpus.