Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul fortalece política de Ações Afirmativas e beneficia estudantes através da oferta de bolsas de iniciação científica
Inclusão e Acessibilidade

Estudantes que ingressaram no IFSul por meio de ações afirmativas estão tendo a chance de aprimorar ainda mais sua formação acadêmica ao ter acesso a bolsas de iniciação científica

• Escrito por Lúcia Volcan Zolin | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2024, 11h57
  • Última atualização em Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 09h02

Matheus da Silva Satonino, estudante do curso técnico em Informática do câmpus Camaquã, está participando de uma pesquisa que tem enriquecido muito sua formação acadêmica. Tudo começou no ano passado, após seu professor de Biologia, Vilmar Machado, convidá-lo a ser bolsista em um projeto de iniciação científica.

Desta forma, ele passou a compor a equipe do projeto de bioinformática “Anotação funcional de proteínas hipotéticas em Bacillus Thuringiensis”. A anotação funcional é uma técnica utilizada no processo de atribuição de funções biológicas, sequenciamento de genes ou outros componentes biológicos presentes em organismos vivos.

“Para fazermos estas anotações utilizamos bancos de dados que fornecem informações genômicas e ferramentas desenvolvidas propriamente para bioinformática. Existem várias razões para o uso da Bacillus Thuringiensis. Uma delas seria em campos agrícolas por ser um biopesticida no combate contra insetos que são considerados pragas no ramo da agricultura. Em geral, esta é uma bactéria que tende a ser mais encontrada”, explica.

Por estar em um curso de informática, o trabalho de Matheus é desenvolver aplicações, instalar softwares já criados por outros alunos para facilitar o trabalho.

“O IFSul vem impactando muito a minha percepção de expectativa de vida, estrutura, oportunidades, contatos com profissionais que eu sequer imaginava que algum dia teria”, diz.

Bolsa de Iniciação Científica

Para participar do projeto, o estudante foi contemplado com uma bolsa de iniciação científica. Isto é, além de aprimorar sua formação técnico-científica, Matheus está recebendo uma ajuda financeira que lhe permite arcar com alguns gastos relativos a seus estudos.

O jovem, de 18 anos, vive em Tapes com a família, mas estuda no câmpus Camaquã. “Com esse dinheiro da bolsa estou conseguindo ajudar minha mãe a pagar a mensalidade do ônibus que faz o transporte de alunos que assim como eu que estudam no câmpus”, relata.

A iniciativa que está impulsionado a vida acadêmica de muitos estudantes

Isso está sendo possível graças a uma iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp) do IFSul, que tem o objetivo de ampliar a oferta de bolsas da Iniciação Científica destinadas a estudantes que ingressaram no instituto por Ações Afirmativas ou que se encaixem em critério previstos pelo Edital 10/2023. Essa previsão foi revista e utilizada a Portaria Normativa do Ministério da Educação 18/2012. Cada bolsista recebe R$ 700,00 mensalmente.

Em 2023, foram selecionados 36 bolsistas, entre estudantes do ensino médio e graduação de diferentes câmpus do IFSul. Os editais são publicados anualmente, e o próximo está previsto para ser lançado em abril deste ano.

>> Clique aqui para acessar o último edital e conhecer o programa

O que são Ações Afirmativas?

Segundo a definição descrita no edital, Ações Afirmativas são políticas e procedimentos obrigatórios ou voluntários desenhados com o objetivo de combater a discriminação e também de retificar os efeitos de práticas discriminatórias exercidas no passado.

O termo Ação Afirmativa se refere a um conjunto de políticas públicas de uma determinada sociedade para a proteção de minorias e grupos discriminados no passado.

Hoje as cotas utilizadas são baseadas em 4 critérios (que são cumulados - L1 a L8). São esforços adotados para expandir as oportunidades para mulheres ou minorias raciais, étnicas ou de origem nacional, levando o pertencimento a esses grupos em consideração na decisão sobre distribuição de bens e serviços: estudante de escola pública; renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo; autodeclarado preto, pardo ou indígena e pessoa com deficiência.

Contato para esclarecimento de dúvidas

Quem desejar mais informações a respeito do programa pode escrever para propesp@ifsul.edu.br.